O vice-governador eleito do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), participou na quinta-feira (15), em Brasília, de uma reunião com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e governadores e vice-governadores eleitos de todo o país. Tadeu estava representando o governador, Wilson Lima.
O evento “Pacto pela aprendizagem: reunião dos governadores eleitos em prol da educação básica”, teve por objetivo discutir um novo pacto pelo fortalecimento da educação no Brasil.
O encontro foi realizado pela Unesco em parceria com o Todos Pela Educação.
No encontro, Souza defendeu a união de governadores da região amazônica para ampliar o debate sobre as especificidades da região ao nível nacional, garantindo o desenvolvimento da Amazônia Legal.
“Sou defensor da criação de um consórcio de governadores da região. Desta forma podemos, juntos, construir soluções assertivas que considerem as particularidades da nossa região”, afirmou.
“Este encontro foi importante para mostrarmos ao Brasil tudo o que já conquistamos na educação, mas também serviu para compartilharmos nossos principais desafios e buscarmos soluções de maneira integrada com outros estados”, completou Tadeu de Souza.
O representante do governo federal, vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, relembrou a importância de políticas públicas voltadas para a educação desde a primeira infância.
“Precisamos retomar as políticas de educação, as escolas de tempo integral, e investir no futuro das crianças e dos adolescentes”, declarou.
Marlova Noleto, representante da Unesco no Brasil, destacou a importância do trabalho integrado entre estados e União para a construção de um pacto social em prol da educação.
“A presença de governadores e vice-governadores é fundamental para debatermos juntos, dentro das características de cada região, um plano para fortalecer a educação em todo país”, afirmou.
Fotos: Divulgação