Tanara Lauschner e Geone Maia são eleitos para a reitoria da UFAM

Os professores Tanara Lauschner e Geone Maia foram eleitos reitora e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), respectivamente, na última segunda-feira, 14, com a Chapa 57 – Mudança!. A vitória se deu no segundo turno da consulta acadêmica, com 52,86% dos votos, superando a chapa adversária, encabeçada por Marcão Freitas e Armando Júnior, que obteve 47,14%.

A vitória foi confirmada após a apuração dos votos paritários – isto é, com o mesmo peso entre docentes, técnico-administrativos e estudantes – contabilizando 8.089 votos para a Chapa Mudança!, contra 5.062 da concorrente. Entre os apoiadores de Tanara e Geone, 966 eram docentes, 483 técnicos e 6.640 discentes.

A votação foi realizada de forma online ao longo de toda a segunda-feira. A eleição representa o encerramento de um ciclo e o início de uma nova etapa na maior universidade da região Norte do país.

“Essa vitória é de todos e todas que acreditam em uma universidade mais democrática, inclusiva e conectada com os desafios da Amazônia e as reais necessidades da comunidade acadêmica”, destacou Tanara.

LEIA TAMBEM: <em>Médicos formados na Ufam celebram Jubileu de Ouro</em>

“Ao longo de toda a campanha, escutamos professores, estudantes e técnicos e construímos nossas propostas coletivamente com todos. É com esse mesmo espírito que assumimos esse compromisso agora na gestão, trabalhando para que a UFAM volte a ser protagonista”, completou a reitora eleita.

“Agradecemos a confiança da comunidade acadêmica. Vamos atuar com responsabilidade, defendendo sempre a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada e com um olhar atento às realidades dos nossos campi no interior”, afirmou Geone, que acompanhou a apuração no campus da UFAM em Itacoatiara.

A vitória da chapa Mudança! representa o retorno de uma mulher como titular da reitoria da UFAM e, pela primeira vez, a presença de um docente lotado em um campus do interior da instituição.

Quem são Tanara Lauschner e Geone Maia

Tanara Lauschner é professora da UFAM desde 2002, doutora em Informática e uma das principais referências em ciência, tecnologia e políticas públicas na Amazônia. Entre 2023 e 2025, atuou como Subsecretária para Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde articulou investimentos de quase R$ 1 bilhão para o desenvolvimento científico da região. É a única brasileira no atual conselho da Association for Computing Machinery (ACM), maior sociedade científica de computação do mundo, e Diretora da Sociedade Brasileira de Computação.

Geone Maia, por sua vez, é doutor em Química, professor da UFAM e atuou como Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) no campus de Itacoatiara desde 2019. Tem trajetória consolidada na área de pesquisa em química orgânica e produtos naturais e forte atuação em projetos de ensino e extensão voltados ao interior do Amazonas.

*Com informações da assessoria

Foto: divulgação

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!