Manaus, 14 de julho de 2024

Médicos formados na Ufam celebram Jubileu de Ouro

Cerca de cinquenta médicos, egressos da segunda turma de Medicina da antiga UA, atual Ufam (Universidade Federal do Amazonas),  celebram, nos próximos dias, 50 anos de formados. O Jubileu de Ouro terá uma programação especial, que começa nesta quinta-feira, 17, e segue até o próximo dia 20. O objetivo é celebrar a data e a contribuição dos profissionais, a diversas áreas da saúde.

De acordo com a comissão organizadora da programa, a turma se formou em 1972 e está dividida em dois grupos de diferentes origem: os amazonenses, aprovados no vestibular em 1966, e os estudantes de diversos outros estados do país, aprovados no  mesmo ano para o curso de medicina, mas que excediam o numero de vagas disponíveis nas respectivas universidades, e que foram acolhidos pela antiga UA, vindos, principalmente, do Sul, Sudeste e Centro Oeste, para estudar em Manaus. Eles deram início ao curso e formaram as primeiras “repúblicas” de estudantes.

Segundo relatos de alguns deles, muitos retornaram à terra natal quando foi possível dar continuidade aos estudos e concluir o curso. Uam outra parte, retornou às suas cidades já formados pela UA.

Muitos dos recém formados acabaram ficando em Manaus, cidade em que se eatabeleceram enquanto profissionais da saúde, constituindo família e, tempos depois, sendo reconhecidos, em suas respectivas áreas, como referências, ajudando a formar novos especialistas que hoje atuam no mercado.

Aos 50 anos de exercício da medicina, somam-se os seis anos de convivência na faculdade. Grande parte dessa turma mantém os laços de amizade até hoje, fortalecidos pelos encontros, realizados a cada cinco anos, desde a formatura, em 1972.

A comissão organizadora da celebração afirma que o ponto alto da programação do Jubileu de Ouro será marcado por três eventos. O primeiro, será a Missa em Ação de Graças, realizada as 19h do dia 18, sexta-feira, na Catedral Metropolitana de Manaus (onde também foi celebrada a Missa de Formatura da turma, há 50 anos atrás).  Já no sábado, dia 19, a grande festa de celebração será realizada no Morada Buffet, a partir das 20h. No domingo, 20, a partir das 11h, o médico Jesus Pinheiro receberá todos em sua casa, na Vivenda Verde, para o almoço de ”bota-fora”, que contará com programação musical,  homenagens e relatos dos participantes.

Comissão organizadora da programação do Jubileu de Ouro da Turma de Medicina/UFAm-72

Marlene Ramos (92)999-830793; Jesus Pinheiro (92)984-226590; Marcus Barros (92)988-175281; Miguel Anzoateghi;  Raimundo Veloso;  Paulo Montenegro; Roberval Tavares; Bairon Nascimento; Sônia Bezerra.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!