Manaus, 28 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Manaus abre inscrições para curso de ‘Cuidador Informal de Idoso’

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que estão abertas as inscrições para mais uma edição do curso de “Cuidador Informal de Idoso”, coordenado pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste. A inscrição é direcionada especificamente para familiares e cuidadores de idosos, e os interessados devem procurar a secretaria da igreja Nossa Senhora da Paz, na avenida Boa Esperança, bairro da Paz, zona Oeste, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), das 14h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Segundo a técnica responsável pela Saúde do Idoso no Disa Oeste, assistente social Graciete Carvalho, as inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de novembro ou até que todas as 50 vagas disponíveis sejam preenchidas. O curso será realizado de 28/11 a 2/12, das 8h às 12h, no salão da pastoral da igreja Nossa Senhora da Paz

“Um dos requisitos para a confirmação de inscrição é que os interessados confirmem que tomaram a vacina contra a Covid-19, comprovando por meio da apresentação do cartão de vacina no momento da inscrição”, alertou Graciete.

O curso, que não tem caráter técnico-profissionalizante, é realizado pela Semsa com o objetivo de qualificar os cuidados que familiares ou cuidadores oferecem aos idosos, em especial aos que têm doenças crônico-degenerativas, que já estão acamados ou que apresentam dificuldade de locomoção.

“A intenção é apoiar as famílias, qualificar e humanizar o cuidado aos idosos mais frágeis e que têm risco de ficar mais dependente para tudo, oferecendo orientações e instrumentos para que os cuidadores possam atuar da melhor forma possível”, explicou Graciete Carvalho.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por mensagens via WhatsApp, no horário das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (92) 99381-9485.

Durante o curso, serão abordados os seguintes temas: Cuidados no domicílio para pessoas acamadas ou com limitações físicas; Úlcera de pressão/escaras/feridas: como prevenir e tratar; A importância da vacinação; Alimentação saudável; Orientação alimentar para aliviar sintomas: náuseas e vômitos, dificuldade para engolir (disfagia), intestino preso (constipação intestinal) e gases (flatulências); Alimentação por sonda (dieta enteral); Acomodando a pessoa acamada; Mudança de posição de corpo; Problemas com o sono; Identificando quadros demenciais como Alzheimer e Parkinson; Os estágios do Alzheimer e o que a família pode fazer em cada estágio; Prevenção de quedas; A importância do exercício respiratório na recuperação da Covid-19; Atividades físicas para o envelhecimento; Prevenção de violência contra a pessoa idosa; Transtornos de humor e ansiedade; Identificando sinais de depressão na pessoa idosa; Cuidando do cuidador; Transtornos de humor e ansiedade; Identificando sinais de depressão na pessoa idosa; Autonomia e Independência; Cuidados com medicamentos; Serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Eliny Rocha, informa que a Semsa promove o curso de Cuidador de Idoso por meio dos Distritos de Saúde, facilitando o acesso à informação aos familiares e cuidadores, que é fundamental para um cuidado qualificado à pessoa idosa.

“A realização do curso é uma atividade que consta na programação da Semsa e indicada pelo Ministério da Saúde como uma das estratégias para fortalecer o cuidado integral à população idosa”, esclarece Eliny Rocha.

Este ano, o curso já foi realizado nos Distritos de Saúde Sul, Leste e Rural, com a programação anual sendo finalizada em novembro nos Disas Oeste e Norte.

*Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!