Uma balsa foi destruída e uma lancha apreendida, durante operação conjunta de combate ao garimpo ilegal, na últimaterça-feira, 22, na região do Médio Juruá, no Amazonas. Participaram da abordagem Polícia Federal (PF), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), ICMbio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) e Polícia Militar (PM).
A ação dos garimpeiros tem causado graves danos ambientais à região Amazônica, poluindo os rios e prejudicando a população ribeirinha.
Nos últimos meses, pelo menos três outras operações voltadas ao combate ao garimpo ilegal na Amazônia, foram deflagradas pela PF, resultando na destruição de dezenas de balsas e equipamentos.
Segundo nota enviada pela PF, as embarcações atuavam entre os municípios de Carauari e Itamarati. Os agentes percorreram 1,5 mil quilômetros durante a ação de fiscalização. Foram quatro dias de busca, durante a operação que visa coibir a prática ilegal.
A PF esclareceu que toda atividade para a extração de minério na região, é considerada ilegal. Ainda de acordo com a nota, outras ações de fiscalização devem ocorrer, ainda este ano, em áreas distintas do Amazonas.
Foto: Divulgação PF-AM