Pesquisa Quaest, divulgada no último sábado, 19, aponta empate técnico entre o atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), e o deputado federal e Capitão Alberto Neto (PL), na corrida pela Prefeitura de Manaus. Eles disputam a vaga de chefe do Executivo Municipal nas eleições de segundo turno, dia 27 de outubro.
De acordo com a Quaest, no cenário de pesquisa Estimulada, em que são informados os nomes dos candidatos, Almeida aparece com 43% das intenções de voto quanto que Alberto Neto tem 41%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, David aparece com 36% e Alberto Neto com 34%.
Brancos e nulos foram excluídos da análise, que considerou apenas os votos totais.
LEIA TAMBÉM: David Almeida e Alberto Neto estão no segundo turno para a Prefeitura de Manaus
Apesar disso, 4% se declararam indecisos e 12% nulo/branco ou não vão votar.
Contratada pela Rede Amazônica, afiliada da Globo no Norte, a pesquisa Quaest ouviu 900 pessoas com 16 anos ou mais. O documento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM05240/2024.
Ainda de acordo com o Instituto, 42% dos eleitores que votaram em Amom Mandel (Cidadania) e 52% dos que votaram em Roberto Cidade (UB) no primeiro turno, pretendem votar em Alberto Neto. Dos que votaram em Marcelo Ramos (PT), 62% dizem que votarão em David Almeida. Dos entrevistados, 77% estão decididos sobre o candidato em quem votar e 23% declararam que podem mudar o voto até o dia do pleito.
Foto: reprodução Rede Amazônica