O atual prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), estão no segundo turno na corrida pela Prefeitura da capital. Contrariando a maioria das pesquisas, eles se enfrentarão no próximo dia 27.
David Almeida contará com o suporte da máquina administrativa municipal. Alberto Neto, por outro lado, recebe o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, também do PL, e que esteve em Manaus, na reta final da campanha para o primeiro turno, o que gerou resultado positivo ao policial militar.
Alberto Neto aparecia em terceiro nas últimas pesquisas de intenção de votos à Prefeitura de Manaus, atrás do deputado estadual Roberto Cidade (União), nome escolhido pelo governador Wilson Lima, do mesmo partido, para disputar a vaga.
O candidato ganhou força com a vinda de Bolsonaro a Manaus, que nas últimas eleições gerais, obteve maioria de votos na capital à Presidência da República.
Cidade ficou em quarto na disputa. Em terceiro, ficou o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Além de David, Alberto Neto também já concorreu à Prefeitura anteriormente, em 2020. Amom e Cidade são novatos na disputa.
LEIA TAMBÉM: Pior estiagem da história: rio Negro atinge em Manaus a menor marca em 122 anos
Marcelo Ramos (PT), apoiado pelo presidente Lula, ficou em quinto na disputa eleitoral, seguido de Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).
Veja o percentual de votos de cada candidato , com 96% das urnas apuradas, segundo a Justiça Eleitoral.
Atualização da votação, após a conclusão da apuração: David Almeida 32,16% (354.596 votos); Alberto Neto 24,94% (275.063).