Manaus, 29 de maio de 2024

Omar Aziz é reeleito senador pelo Amazonas em disputa apertada com candidato bolsonarista

O senador Omar Aziz (PSD) foi reeleito neste domingo, 2, em disputa apertada com o segundo colocado, o candidato bolsonarista, Coronel Menezes (PL). Omar está no palanque do presidenciavel Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ultrapassou Menezes após 90% das seções apuradas no Amazonas. Com 98,73% da apuração concluída,  ele atraiu 40,99% dos votos válidos (765.868) contra 39,33% (734.787) do oponente. Ele segue no cargo por mais oito anos.

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB) ficou em terceiro, com 9,51% dos votos válidos (177 720).

Omar ganhou protagonismo na CPI da Pandemia, instalada no Senado Federal, em 2021, e presidida por ele. O grupo apurou desvios de conduta e indícios de irregularidades em processos relacionados à pandemia da Covid-19, como suspeitas de corrupção na compra e demora na compra de vacinas e de insumos para a saúde.

Omar foi governador do Amazonas por dois mandatos (entre 2010 e 2014) , além de vice governador e secretário de Segurança durante a gestão do então governador Eduardo Braga (MDB), de quem foi sucessor. Em 2015, assumiu como senador de primeiro mandato. Em Brasília, tornou-se importante opositor do presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem cobrou a adoção de medidas para amenizar os impactos da pandemia no Amazonas, um dos estados mais afetados pelos picos da Covid-19. 

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!