Divulgada na noite do último sábado, pela Rede Amazônica, a Pesquisa Ipec de intenção de voto apontou, na categoria estimulada, Wilson Lima (União Brasil) com 34%, Amazonino Mendes (Cidadania) com 26% e Eduardo Braga com 17% na corrida pelo Governo do Amazonas, no primeiro turno das eleições que acontecem em outubro. No segundo turno, Há um empate técnico entre Amazonino Mendes e Wilson Lima, que estão com 46% e 44% das intenções. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
De acordo com o Ipec, Lima passou de 30%, na última pesquisa, realizada em 24 de agosto, para os atuais 34%, enquanto Amazonino apresentou queda de 4 pontos percentuais, passando de 30% para 26. Braga, que aparece em terceiro colocado em pelo menos seis pesquisas divulgadas entre agosto e setembro, saiu de 16% para 17%.
A pesquisa ouviu 800 pessoas, entre os dias 14 e 16 deste mês, em19 municípios amazonenses. A coleta de dados ocorreu após a rodada de entrevistas com os principais colocados na corrida pelo cargo de chefe do Executivo, que tratou de temas polêmicos e revelou detalhes das propostas dos candidatos. Todos os candidatos ao Governo do Amazonas foram inclusos na pesquisa, na categoria estimulada, inclusive, Nair Blair (Agir), que teve, pela segunda vez, a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral para concorrer a cargo eletivo.
Veja os percentuais para o primeiro turno das eleições, na categoria estimulada:
- Wilson Lima (União Brasil): 34%
- Amazonino Mendes (Cidadania): 26%
- Eduardo Braga (MDB): 17%
- Ricardo Nicolau (Solidariedade): 6%
- Carol Braz (PDT): 3%
- Henrique Oliveira (Podemos): 2%
- Dr. Israel Tuyuka (PSOL): 1%
- Nair Blair (Agir): 0%
- Brancos e nulos: 7%
- Não sabe: 4%
Categoria espontânea:
- Wilson Lima (União Brasil): 32%
- Amazonino Mendes (Cidadania): 19%
- Eduardo Braga (MDB): 13%
- Ricardo Nicolau (Solidariedade): 3%
- Carol Braz (PDT): 1%
- Henrique Oliveira (Podemos): 1%
- Dr. Israel Tuyuka (PSOL): 0%
- Nair Blair (Agir): não foi citada
- Outros: 1%
- Brancos e nulos: 8%
- Não sabe: 21%