Manaus, 5 de dezembro de 2023

Impacto Amazônia: Manaus recebe lançamento brasileiro de movimento da ONU pela floresta em pé

Seminário com participação de representantes do poder público e de empresas acontece na sede da Águas de Manaus, no dia 04 de outubro.

Manaus receberá a primeira ação no Brasil do Movimento Impacto Amazônia. A iniciativa do Pacto Global da ONU foi lançada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, realizada em setembro, e representa um compromisso de empresas e organizações pela floresta em pé e pelo enfrentamento do desmatamento.

O pontapé para o Movimento no país ocorrerá no dia 04 de outubro, com um evento na sede da concessionária Águas de Manaus, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, em Manaus.

Na ocasião, serão realizados painéis com foco nas agendas de saneamento básico e segurança hídrica. Representantes da ONU, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Unicef, Águas de Manaus, Eletrobrás, BID Invest, Coca-Cola e de outras organizações com atuação em todo o país participarão das rodas de conversa, que ocorrem das 8h30 às 12h25 (veja programação abaixo).

“O Impacto Amazônia é uma iniciativa inédita do Pacto Global da ONU no Brasil para engajar o setor empresarial em prol da região. A Amazônia é o reservatório das águas do mundo, detém 65% da água subterrânea do Brasil, e é nosso regulador climático. O Movimento é transversal, é uma iniciativa que queremos mostrar para o público de Manaus que estamos atentos e atuantes para a proteção da floresta”, explica Camila Valverde, Diretora de Impacto e COO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Por meio do engajamento dos setores público e privado, o Movimento Impacto Amazônia desenvolverá diversas ações específicas do Movimento e outras com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, serão colocados em prática planos de ação, diligências, apoio a projetos de bioeconomia nas comunidades amazônicas e o fortalecimento aos povos originários.

O Impacto Amazônia contará com uma estratégia de engajamento e desenvolvimento de ações junto às empresas que contempla dois pilares chaves: enfrentamento do desmatamento e manutenção da floresta em pé.

As empresas que aderirem ao Movimento assumem o compromisso de, até 2030, implementar iniciativas e projetos que assegurem que a operação e a cadeia de valor da companhia não contribuam com o desmatamento e promovam ações para manter a floresta em pé. O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil a ter como foco uma região.

“Nosso trabalho diário com o saneamento básico passa pela preservação do meio ambiente. Pensar na floresta em pé e em igarapés limpos é necessário para que possamos ter mais qualidade de vida, melhores índices de saúde, mais oportunidades de turismo. Tudo está ligado, e, por isso, agradecemos a confiança do Pacto Global em trazer esse evento histórico para Manaus, uma cidade que está no centro de um bioma que precisa ser preservado”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, reúne 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!