No último domingo, 20, um condutor em um carro de passeio, avançou com o veículo sobre vários cones que demarcavam a área onde ocorrem manifestações antidemocráticas, desde o início deste mês, na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. O veículo quase acertou parte do grupo e a multidão demonstrou revolta, conforme mostram as imagens. O homem foi preso em um condomínio no bairro Ponta Negra, e submetido ao teste de alcoolemia, que constatou que ele estava alcoolizado (teor de 0,74mg), configurando crime de trânsito, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Secom).
Um segundo vídeo mostra os manifestantes tentando bloquear a rua em protesto após o ocorrido. A ação foi flagrada por câmeras de segurança instaladas nas proximidades da Amazônia (CMA). A identidade do responsável não foi divulgada.
As manifestações têm sido monitoradas, há alguns dias, pela Justiça Federal, através de uma comissão criada para fiscalizar possíveis irregularidades no local, e desde o último fim de semana, pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), após determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para sanar ilegalidades, como a presença de crianças e adolescentes nos atos.
A juíza federal Jaiza Fraxe, determinou, no último dia 15, que Governo do Estado e Prefeitura de Manaus adotem providências quando às inúmeras ilegalidades constatadas nas manifestações, tais como a presença de crianças, bloqueio da ciclovia, estacionamento irregular, poluição sonora, etc. Em uma segunda decisão, a juíza esclareceu que, caso haja vítimas de trânsito no local, os responsáveis pelos órgãos estadual e municipal de trânsito podem ser responsabilizados junto aos condutores.
Em nota, a SSP informou que não houve registro de feridos e que, após o ocorrido, equipes de fiscalização do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) identificaram a placa do veículo. Na mesma noite, as equipes da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), da SSP-AM, em conjunto com o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), intensificaram as buscas para localizar o motorista.
Após ser preso, o condutor do veículo foi apresentado no 19° Distrito Integrado de Polícia para os procedimentos cabíveis. O caso é investigado pela Polícia Civil do Amazonas