Manaus, 14 de abril de 2024

Ex vice-governador do Amazonas é alvo de operação da PF suspeito de crime de ‘caixa 2’

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira,  20, em Manaus, a operação ‘Amor Fantasma’, com foco na suspeita de crime de ‘caixas eleitoral’. A operação teve como alvo o ex-vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, sua ex-mulher e três empresas – sendo uma delas de comunicação -, que têm em comum o mesmo sócio: Antônio Lima Junior.

Oliveira foi candidato ao Governo do Amazonas no último pleito e apresentou gastos de campanha acima de R$ 7 milhões, segundo o DivulgaCand (Sistema de candidaturas e contas eleitorais do TSE).

Foram cumpridos, durante a operação, cinco mandados de busca e apreensão na capital. Foram apreendidos os celulares dos envolvidos, computadores e documentos. “O cumprimento
do mandado de busca e apreensão visa identificar a prática delituosa, bem como angariar outros elementos indicativos de autoria e materialidade”, informou a PF.

Ainda segundo a PF, “a ex-esposa do homem público (Henrique Oliveira) recebeu alta quantia em dinheiro do Partido Político, aproximadamente R$ 1,5 milhão, o qual foi repassado a tais empresas”.

O crime de Caixa 2 é previsto nos artigoas 350 e 354-A, da Lei 4.737/1965 (Código Eleitoral).

O nome da operação “Amor Fantasma” é uma alusão à relação conjugal entre os principais
investigados.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!