Manaus, 12 de junho de 2024

Eneva quer implantar três usinas termoelétricas no Amazonas

Empresa planeja concorrer em leilão da Aneel e investir R$ 5 bilhões nas novas usinas

A empresa Eneva conseguiu licenças prévias (LPs) do Governo do Amazonas para realizar estudo de implementação de três usinas termoelétricas no estado, com investimentos de R$ 5 bilhões. As licenças foram concedidas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e são exclusivamente para concorrer ao leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Pelas redes sociais, o governador Wilson Lima falou da perspectiva de novos investimentos no estado. “Concedemos três licenças prévias para que a Eneva realize estudos de viabilidade para a implantação de três usinas termoelétricas no Amazonas. Os projetos prevêem investimentos da ordem de cinco bilhões de reais”, disse.

As termoelétricas devem ser implementadas na zona rural do município de Silves e, somadas, terão uma área de 53,4 hectares. Cada projeto terá capacidade de produzir 295MW (megawatts) de energia. As licenças prévias concedidas pelo Governo do Amazonas têm duração de 4 anos e ainda não dão direito de intervenção no espaço determinado.

A concessão de licenças pelo órgão de proteção ambiental segue uma rigorosa avaliação de riscos, pautada na legislação estadual de n° 3.875, de julho de 2012. Ainda que com potencial poluir avaliado em nível médio, as usinas utilizarão como fonte de energia o Gás Natural, um combustível menos nocivo ao meio ambiente.

Eneva – A empresa é uma das maiores operadoras integradas de energia do país, fundada em 2007. Atualmente a empresa já opera um parque de geração termoelétrica com 2,8GW de capacidade instalada (78% operacional), localizada nos estados de Maranhã, Ceará e Roraima. No Amazonas, a empresa já possui dois campos de exploração e produção de gás natural nas bacias dos rios Amazonas e Solimões.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!