O arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, celebrou na manhã do último domingo, 4 de dezembro, na Diocese de Roma, a sua primeira missa na Paróquia Romana San Leonardo da Porto Maurizio. Na ocasião, o cardeal tomou posse do título de pároco desta igreja onde o Papa Francisco é bispo.
Trata-se de uma das atribuições dos cardeais que são o clero de Roma e cada um é pároco de uma das paróquias da Diocese de Roma. Segundo o Código de Direito Canônico, cada cardeal recebe o título de uma igreja em Roma como sinal de proximidade com o Papa e colaboração com o ministério do sucessor de São Pedro.
Os Cardeais, a quem for atribuída por título uma Igreja suburbicária ou uma igreja de Roma, depois de tomarem posse dela, promovam com o seu conselho e patrocínio o bem das mesmas dioceses e igrejas, mas não têm sobre elas poder algum de governo. […]Cân. 357 — § 1.
São Leonardo de Porto Maurizio na Acilia (em latim, Sancti Leonardi a Portu Mauritio in Acilia) é um título cardinalício instituído em 19 de novembro de 2016 pelo Papa Francisco. Sua igreja titular é San Leonardo da Porto Maurizio. Seu primeiro titular foi o Cardeal Sebastian Koto Khoarai (2016-2021) e agora assume o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner (Atual 2022).
O título não interfere no governo da Arquidiocese de Manaus, da qual o Cardeal Leonardo Steiner continua sendo o arcebispo. Ele retorna à Manaus dia 7 e presidirá a solenidade da padroeira da Arquidiocese de Manaus e do Amazonas.
Saiba mais sobre as atribuições dos cardeais no site www.vaticannews.va
Assista a transmissão ao vivo no link https://fb.watch/hcqIutizXZ/
Foto destaque: Paróquia San Leonardo da Porto Maurizio – Acilia, Roma (extraída do facebook https://www.facebook.com/sanleonardoacilia)
*Com informações da Arquidiocese de Manaus