Manaus, 15 de junho de 2024

Apagão nacional afeta fornecimento de água e deixa o trânsito caótico em Manaus

O apagão nacional, ocorrido nesta terça-feira, 15, e confirmado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), afetou serviços importantes em Manaus, que além de ter o fornecimento de energia elétrica interrompido, teve também o abastecimento de água paralisado em vários bairros. No trânsito, motoristas, acostumados com engarrafamentos e acidentes constantes, relatam uma situação caótica, já que os semáforos ficaram inoperantes.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou em nora, que “a cidade de Manaus enfrentou um apagão que deixou os semáforos inoperantes”. Para evitar transtornos no trânsito, a Prefeitura de Manaus posicionou agentes nas ruas para controlar o fluxo de veículos. Mesmo com reclamações de condutores e o trânsito retido em vários trechos, o IMMU informou que a medida “garantiu que o tráfego fluísse sem problemas, até que a situação fosse totalmente normalizada, evitando potenciais acidentes”.

O IMMU também destacou que está com agentes em todas as zonas da cidade e manterá as equipes de trânsito realizando rondas nas vias, para que possam agir em caso de necessidade.

A Águas de Manaus, responsável pelo fornecimento de água encanada na capital, disse que o serviço de abastecimento de água em Manaus foi impactado pela falta de energia ocorrida na manhã desta terça-feira (15).

“Todos os sistemas hidráulicos de distribuição de água da cidade foram desligados e só podem retornar à operação após a energia elétrica ser reestabelecida na capital. Todas as regiões da cidade podem apresentar oscilações no abastecimento de água durante a terça-feira. A previsão é que, após energia ser restabelecida, o serviço de água na cidade entre em normalização gradativa e seja completamente recuperado em até 24 horas”.

A concessionária destacou que está com equipes mobilizadas com carros-pipa, para abastecer locais prioritários, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde.

Já a Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Município de Manaus (Ageman) frisou em nora que “está monitorando o blecaute de energia que ocasionou a suspensão no fornecimento de água da cidade. A agência orienta os usuários a reservarem água até o restabelecimento do serviço”.

A Amazonas Energia informou que às 7h32, horário de Manaus, ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interlagos, afetando também as cidades de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara. No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Ao todo, 24 estados foram afetados, de acordo com o ONS.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!