Manaus, 28 de maio de 2024

Amazonino desabilita comentários em direito de resposta de Wilson Lima e terá que republicar vídeo

O candidato ao Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), terá que republicar direito de resposta do governador e adversário político nas urnas, Wilson Lima (União Brasil), em suas redes sociais. A decisão, do juiz eleitoral Márcio André Lopes Cavancante, considera o fato de Amazonino ter desabilitado os comentários no vídeo de Lima, o que fez com que a publicação não tivesse os mesmos parâmetros de uma fake news plantada por ele, e que foi removida da internet, também por determinação judicial.

A decisão partiu de um pedido da federação de Lima. A informação falsa piblicada por Amazonino apontava que o valor do abono do Fundeb (Fundo Nacional da Educação Básica e Valorização da Educação) já poderia ter sido pago pelo Governo do Estado aos profissionais da Educação, o que não é verdade. Wilson  “está aguardando a proximidade das eleições para dizer que ele decidiu pagar, quando na verdade, já poderia ter feito isso desde julho”, afirmou o candidato do Cidadania, à época.

De acordo com o juiz, a expressão da decisão anterior, que previa a publicação do direito de resposta no Instagram, ‘com as mesmas características’, deve ser entendida como o mesmo impulsionamento (valor para aumentar o número de acessos), mesmo veicuoo, espaço, local, horário, página eletrônica, entre outras características, tal qual a fake news que foi removida.

O primeiro direito de resposta foi postado no último dia 26 (sexta-feira) e teve 25,4 mil visualizações, além de 991 curtidas. Nele, Lima lamenta que Amazonino tenha utilizado informações falsas sobre o pagamento do Fundeb, cujo valor relativo a este ano, ainda está pendente de liberação para o Executivo.

O primeiro direito de resposta foi concedido no último dia 22, pelo mesmo juiz, e prévia multa em caso de descumprimento. 

Acesse a decisão

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!