Amazonas tem a quinta menor taxa de feminicídios do País, mas apresenta média alta para assassinatos de mulheres no geral 


O Amazonas é o estado com a 5a menor taxa de feminicídios para cada 100 mil habitantes, entre as unidades federativas, apontam dados oficiais dos estados que compuseram levantamento divulgado nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, pelo portal de notícias G1.

Apesar disso, o Brasil bateu recorde de feminicídios em 2022, com aumento de 5% em relação ao ano anterior e 1,4 mil feminicídios registrados no período. Ou seja: mortes que tiveram como motivação o gênero. O dado vai na contramão do número total de mortes no país, sem distinção de gênero, o qual apresentou redução de 1% em 2022, no comparativo com 2021. No ano passado, foram 40,8 mil mortes. O dado é do Monitor de Violência. 

Amazonas e Roraima apresentaram 1 feminicídio para cada grupo de 100 mil habitantes , média abaixo da brasileira, que ficou em 1,3.

Mato Grosso do Sul, Rondônia e Maro Grosso, apresentaram as maiores taxas: 3,5 , 3,1 e 2,7, respectivamente . Ceará , São Paulo e Rio de Janeiro tiveram as menores taxas: 0,6 , 0,8 e 0, 9. Os dados do Rj estão sujeitos a alterações, uma vez que os dados do último trimestre ainda podem sofrer alterações.

Já na análise de dados de assassinatos de mulheres por estado, o Amazonas figura em 12o no ranking, com média de 4,4 mortes para cada 100 mil habitantes, média acima da brasileira, que ficou em 3,6 para o mesmo grupo.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!