A Polícia Federal no Amazonas (PF) desencadeou, na última quinta-feira, 23, a operação Tucandeira, que resultou na destruição de três balsas utilizadas na prática do garimpo ilegal, na terra indígena do Vale do Javari, em Atalaia do Norte, no Amazonas.
Em nota, a Superintendência da PF no Amazonas informou que a operação contou com o apoio de policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a PF, atualmente, toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal e operações para coibir a prática na área continuarão a ocorrer. Elas também serão estendidas a outras regiões do Estado.
Base fluvial
Sobre a implementação da Base Fluvial da Polícia Federal no Vale do Javari, o Diretor da Amazônia e Meio Ambiente – DAMAZ, Humberto Freire, o Superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas, Umberto Ramos, e a equipe policial, informam que deram início a diversas ações na região no dia 23 deste mês.
A operação Tucandeira abrangeu também o município de São Paulo de Olivença. Durante a tarde, o superintendente Regional e o Diretor da DAMAZ se deslocaram para Atalaia do Norte, para participar de uma reunião com lideranças indígenas da União dos Povos Indígnas do Vale do Javari (Univaja), com a finalidade de debater sobre questões referentes à segurança pública e pautas prioritárias para a região.
Fotos: PF