David Almeida será candidato ao Governo do Amazonas, afirma o presidente do PDT, Carlos Lupi

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), será candidato ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026, afirmou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em evento de filiação partidária promovido pela legenda, nesta sexta-feira, 6, em Manaus. Almeida está no segundo mandato como chefe do Executivo Municipal e apostava, até o final do ano passado, na candidatura da filha, a empresária Fernanda Ariel, como vice na chapa encabeçada pelo senador Omar Aziz (PSD), que é oficialmente pré-candidato ao cargo. A parceria não se confirmou e resultou no rompimento dos políticos logo em seguida.

Almeida está afastado das funções há algumas semanas, em decorrência da morte precoce do filho mais novo, ocorrida no último dia 23 de janeiro, aos 20 dias de vida. Em entrevista, no segundo semestre do ano passado, Almeida chegou a confirmar a pré-candidatura da filha como vice-governadora na chapa de Aziz, algo que não foi confirmado pelo senador e ex-governador do Estado.

A partir da ruptura da aliança, circula nos bastidores a informação de uma possível candidatura de David Almeida, cujo maior embate deve ser com o ex-aliado Omar Aziz.

Leia também: Omar lança pré-candidatura ao Governo do Amazonas com David Almeida no palanque

“Ouça quem quiser: o David será o candidato a governador do Amazonas com o apoio do PDT”, afirmou Lupi. David Almeida já ocupou o cargo de governador tampão, entre maio e outubro de 2018, após a cassação do mandato do então governador José Melo, que à época era filiado ao PROS.

Almeida chegou a concorrer à reeleição, mas, foi derrotado por Wilson Lima (União) no primeiro turno, no mesmo ano. Se confirmada a candidatura, David Almeida deve acirrar a disputa com outros nomes aspirantes ao cargo, como o da empresária e dona da Fametro, Maria do Carmo (PL), além de Omar Aziz e do candidato natural à reeleição, vice-governador Tadeu Souza.

Tadeu é do Avante, integrou a chapa à reeleição de Wilson Lima ao Governo do Amazonas, nas eleições de 2022, durante uma aliança entre o atual governador e David Almeida e agora avalia a possibilidade de mudar de partido para concorrer a um segundo mandato, já que deve tomar posse como governador em abril, com a desincompatibilização de Wilson Lima para concorrer a uma vaga ao Senado.

Afirmação

A afirmação da pré-candidatura de David Almeida ao Governo do Amazonas ocorreu durante evento do PDT no Amazonas, em que o secretário municipal de Limpeza Urbana de Manaus, Sabá Reis, passou a integrar a legenda. Carlos Lupi é ex-ministro da Previdência Social do atual governo Lula. Ele deixou o cargo em maio do ano passado, durante as investigações sobre suspeitas de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que lesaram aposentados e pensionistas com descontos ilegais promovidos por associações criminosas.

Foto: arquivo – divulgação

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!