O governador Wilson Lima (União) exonerou Joana Darc (União) da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), pouco mais de um mês após sua nomeação. A informação consta em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira, 14. De acordo com o decreto, a exoneração passou a contar da última segunda-feira, 17. Darc voltará à sua cadeira de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Leia também: Onça-pintada resgatada no rio Negro foi atingida por mais de 30 tiros de chumbinho

No lugar dela, assume Edgar Duarte Nogueira. O nome consta no mesmo decreto, de 14 de novembro de 2025. Ele assumirá interinamente o cargo, “sem prejuízos de suas atribuições”. No documento consta também o memorando n 454/2025, da Casa Civil.
Joana Darc tomou posse como Secretária de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet) do Amazonas em 9 de outubro de 2025, abrindo vaga na Aleam para que a vereadora Professora Jacqueline assumisse o posto. A deputada, que está no seu segundo mandato, tem como bandeira a proteção animal e usa suas redes sociais para expor resgates e autores de maus-tratos.

Já Edgar Duarte é próximo ao marido de Joana Darc, vereador Aldenor Lima (União), de quem foi doador de campanha, em 2024, segundo dados do DivulgaCand, sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esgar Nogueira também já fez parte dos quadros do Fundo Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência com ordenador de despesas.






