Referência em transplantes renais no Amazonas, o Hospital Delphina Aziz recebeu, do Ministério da Saúde, a autorização para a captação e transplantes de fígado. A liberação, dada pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, foi concedida a partir da portaria n 3.331, de 9 de outubro de 2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo titular da pasta, Mozart Julio Tabosa Sales.
O documento concede autorização a vários estabelecimentos do País e suas equipes de saúde para retirada e transplante de órgãos diversos.

No caso do Amazonas, a unidade hospitalar de atenção terciária fica localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, área considerada a mais populosa da capital amazonense. A instituição faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES‑AM).
Além de realizar procedimentos de média e alta complexidade, voltada para urgência, emergência, cirurgias, exames de apoio diagnóstico, O Delphina Aziz passou a fazer, na atual gestão, transplantes renais. De acordo com a SES, o hospital realizo, desde 2023, mais de 200 transplantes renais, tanto de doadores vivos, como de falecidos. Com a habilitação para transplantes de fígado, pelo Ministério da Saúde, irá expandir o programa de transplantes na região.
Ampliação da oferta
A expansão do programa resultará em uma maior oferta de tratamento no Estado, evitando, por exemplo, que pacientes se desloquem para outras regiões, a partir do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
De acordo com informações divulgadas recentemente pela SES, procedimentos deste tipo são coordenados pela Central de Transplantes do Amazonas. O Governo do Estado tem realizado capacitação para preparar equipes que atuarão nos transplantes de fígado.
A expectativa é que ainda neste ano, o Amazonas passe a realizar o procedimento no Hospital Delphina Aziz, que conta com a estrutura adequada.
Foto: Alex Pazuello – Secom






