Teve início na última quarta-feira (1º/10), em Manaus, o Curso de Capacitação para Formação dos Professores do Programa TEAtivo Norte, projeto desenvolvido pelo Ministério do Esporte em parceria com a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil) e a Apae Manaus, com apoio do Itaú e financiamento da Lei de Incentivo ao Esporte. O encontro segue até quinta-feira, 2/10, no Hotel Express Vieiralves, reunindo profissionais de educação física das sete capitais da região Norte.
O TEAtivo é voltado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de 6 a 18 anos, oferecendo práticas esportivas adaptadas como ferramenta de inclusão e qualidade de vida. Em Manaus, serão abertas 120 vagas em modalidades como atletismo, capoeira, futsal e natação, com atividades na sede da Apae Manaus. Ao todo, o projeto beneficiará 840 participantes nas capitais Manaus (AM), Belém (PA), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e Palmas (TO).
A cerimônia de abertura reuniu autoridades, gestores e representantes do movimento apaeano. Entre os presentes estavam a presidente da Apae Manaus, Ione Tôma; o presidente da Apae Brasil, Jarbas Feldner; a presidente da Federação das Apaes do Estado do Amazonas (Feapaes-AM), Sirange Rodrigues; a titular da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SECPD), Selma Trindade, que representou o governador Wilson Lima; o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Breno Pinto Alves, que representou o ministro do Esporte, André Fufuca; a diretora de Programas e Políticas de Incentivo ao Esporte, Carolinne Gomes Neves de Carvalho.
Leia também: Onça-pintada resgatada no rio Negro foi atingida por mais de 30 tiros de chumbinho
Também participaram presidentes de Apaes da região Norte e dirigentes de federações estaduais. A solenidade contou ainda com apresentações culturais de alunos da Apae Manaus e a participação do autodefensor Mateus Lira, que conduziu o cerimonial representando as pessoas com deficiência.
Na abertura, a presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, destacou a importância da chegada do projeto à região. “Estou muito feliz porque somos a segunda região a implantar o programa, e aqui em Manaus o projeto acontecerá nas dependências da Apae Manaus. A capacitação foi muito aguardada para o início do projeto e, com toda certeza, ano que vem também seremos referência na Organização das Nações Unidas, a ONU, com a execução do TEAtivo Norte! A secretária Selma Trindade levará a proposta também do TEAtivo ao governador Wilson Lima, para que o projeto também seja implementado no interior do Estado.”, ressaltou Ione.
Programação
Após o intervalo para o almoço, a capacitação foi retomada no período da tarde, com atividades teóricas e práticas voltadas à metodologia do programa. Os trabalhos continuam nesta quinta-feira (2/10), a partir das 8h30, no Hotel Express Vieiralves.
O curso reúne cerca de 35 profissionais que serão multiplicadores da metodologia inclusiva do programa, assegurando que crianças e adolescentes com autismo tenham acesso a atividades esportivas adaptadas e acompanhamento individualizado.
Reconhecimento internacional
O TEAtivo já impactou mais de 2 mil pessoas com autismo em capitais do Nordeste e Imperatriz (MA). Em junho deste ano, foi reconhecido pela ONU durante a 18ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP18), em Nova York, como exemplo de política pública inovadora que promove inclusão por meio do esporte.