Jandr Reis expõe seu “Orquidário Amazônico” durante segunda edição do Glocal Experience Rio

O artista plástico Jandr Reis leva seu “Orquidário Amazônico” para a segunda edição do Glocal Experience Rio, evento que acontece de 22 a 25 de novembro, na Marina da Glória, na capital carioca. Estarão expostas 18 obras de médio formato da série, inéditas e produzidas especialmente para o evento.

Tendo a exuberância da natureza como fonte de inspiração, o artista plástico transfere instintivamente para as suas obras toda a grandeza, diversidade e beleza dos rios e da floresta amazônica, sendo o “Orquidário Amazônico” uma das suas produções mais populares.

Com acrílica sobre tela predominando as cores terrosas e nuances primaveris, as telas retratam as seivas, resinas, a putrefação da flora e a própria umidade da floresta. “Minha arte tem os milhões de tons de verdes, engajamento e o compromisso de preservar e conscientizar o Homem na Amazônia”, descreve Jandr.

Com mais de 30 anos de carreira, Jandr Reis é um dos maiores nomes do cenário das artes visuais contemporâneas do Norte do Brasil. Natural de Óbidos, no Pará, mas radicado na capital do Amazonas nos anos 1980, possui uma trajetória consolidada, marcada por diversas exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais.

Em 2016, o artista plástico já havia levado a série “Orquidário Amazônico” para expor no Consulado-Geral do Brasil em Genebra, na Suíça. No ano seguinte, a exposição fez parte da programação do V Festival Internacional do Brasil em Gmünd, cidade das artes na Áustria.

Este ano, foi um dos nomes que fizeram parte da exposição coletiva “Tonga da Mironga”, dentro da programação do XI Festival Cultural do Brasil, na cidade de Viena, capital da Áustria. Na ocasião, foi apresentada a videoinstalação “Mãos que Matam”, intervenção artística produzida em 2021, no arquipélago de Anavilhanas.

Sobre o evento

O Glocal Experience é uma plataforma de ideias e ações para o cumprimento da Agenda 2030, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cuja primeira edição aconteceu em julho de 2022, no Rio de Janeiro.

Durante o evento serão realizadas duas agendas: a Conferência, com a participação de especialistas brasileiros e internacionais, e as Atividades, com programação expositiva, cultural, de diálogos e exibição de filmes.

Em 2023, além do Rio de Janeiro, a Glocal ampliou seu alcance desembarcando em um dos maiores símbolos mundiais da pauta socioambiental: a Amazônia. Entre os dias 25 e 28 de agosto aconteceu em Manaus, capital do Amazonas, uma edição especial do evento. Um encontro de conteúdo, entretenimento, arte, cultura, líderes e população.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!