A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas está na final do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá 2024, concedido anualmente aos melhores cases de comunicação e relações públicas do país. O órgão, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), está classificado na categoria ‘Cases Regionais do Ano’ para a final, que acontece no dia 2 de dezembro, em São Paulo.
O case de comunicação classificado para concorrer à premiação é o “Plano de Comunicação para Implantação de Programa de Saneamento em Parintins – Água limpa e esgoto tratado para a ilha dos Bumbás”. O case trata sobre o planejamento de divulgação do programa do Governo do Estado para a população do município.
LEIA TAMBÉM: UGPE trabalha agenda voltada à sensibilização com beneficiários do Prosai Parintins
Durante as fases de implantação do trabalho, foram mais de 2.100 publicações na imprensa através de mídia espontânea, com o objetivo de dar transparência ao trabalho realizado e manter a população bem informada. Fez-se uso de outras mídias, como outdoors, carro de som, impressos, souvenirs, gamificação e um site para a consulta pública. As ações de comunicação procuraram dar espaço aos artistas locais, reforçando a identidade cultural do parintinense.
Para o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, estar na final de um prêmio nacional do porte do Jatobá PR, um dos mais importantes do país nesse segmento, é um reconhecimento ao trabalho dos profissionais do órgão, em dar transparência às ações desenvolvidas e garantir uma comunicação eficiente com a população.
A coordenadora de Comunicação da UGPE, jornalista Roseane Mota, destaca que estar na final de um dos mais importantes prêmios de Relações Públicas, concorrendo com grandes empresas e organizações como Natura, Volkswagen, Riachuelo, Serasa, Magalu, Banco do Brasil, O Boticário, Ministério da Justiça, entre outras, já é uma vitória.
“A gestão da Sedurb e UGPE entende que os serviços que prestamos precisam estar ao alcance do público, para que sejam acessíveis e compreendidos por todos. O case com o qual estamos participando reflete o cuidado que esses órgãos têm com o público para quem está comunicando. Estamos muito orgulhosos, porque estamos fazendo comunicação pública de qualidade”, ressaltou.
Esta é a terceira vez que a UGPE chega à final do Prêmio Jatobá. Em 2023, o órgão venceu em duas categorias com o case “Amazonas Meu Lar – Inovação Tecnológica e Inclusão Digital na Comunicação, promovendo a modernização da gestão pública na Amazônia”. Ficou em primeiro lugar na categoria KPIs de Comunicação/Demonstração de Resultados e como Case do Ano, da Região Norte. Em 2022, a UGPE ficou entre os cinco finalistas de todo o Brasil.
Sobre a premiação
Em sua oitava edição, o Prêmio Jatobá é uma iniciativa conjunta das empresas Business News, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil que, juntas, constituem o Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom). Tem como missão fortalecer a atividade de Relações Públicas no Brasil e na América Latina e ampliar a relevância de seus feitos, a partir do reconhecimento das boas práticas e do incentivo à excelência em todas as frentes de atuação, sempre a partir do protagonismo do setor de comunicação e de seus profissionais e dirigentes.
O Prêmio Jatobá PR vai premiar as cinco categorias regionais distinguindo os melhores do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nesta premiação todos os cases de cada região, de todas as categorias, disputarão uma única distinção. Além das premiações das categorias regulares, o Prêmio Jatobá PR também distingue, com troféus, as seguintes categorias, tanto para Grande Agência, Agência-Butique, áreas de comunicação corporativas e setor público.