Trump é eleito o primeiro presidente condenado dos Estados Unidos

O republicano Donald Trump, 78,  foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos, em uma eleição histórica e polarizada, na qual derrotou a candidata democrata Kamala Harris, atual vice-presidente do País. É o primeiro presidente condenado, eleito para o cargo, considerado o mais importante do mundo. A confirmação foi dada pela The Associated Press. 

Mapa de apuração do G1, do grupo Globo, mostra que Trump obteve 277 votos de delegados dos estados americanos. Seriam necessários 270 para vencer.  Em percentuais, ele obteve 51% contra 47,5% da democrata. 

A apuração continua, às 7h28, horário de Manaus. Kamala chegou a 224 e, matematicamente, não há mais possibilidades de superar o republicano. 

As pesquisas apontavam empate técnico e cenário indefinido nas eleições. Na madrugada, a CNN projetou a vitória de Trump, com mais de 70% dos votos apurados .

Trump também venceu no voto popular, com 71,07 milhões de americanos optando por seu nome e 66,1 milhões, pelo de Harris.

LEIA TAMBÉM: Kamala pede união ao Partido Democrata para derrotar Donald Trump

Trump volta para um segundo mandato em 2025. Ele foi presidente dos Estados Unidos entre 2017 e o início de 2021, quando foi criticado , entre outros aspectos, pela condução de políticas públicas na pandemia da COVID e pelo negacionismo, além da falta de empenho nas políticas ambientais.

Sua gestão foi encerrada de forma conturbada, debaixo de protestos e com a invasão do Capitólio, incitada por ele, ao alegar que a eleição do atual presidente, Joe Biden, foi roubada. Cinco pessoas morreram na ocasião. 

 Ele foi condenado, este ano, por 34 acusações , incluindo fraude, relacionadas ao pagamento secreto de uma atriz pornô pouco antes de sua primeira eleição. Ele também responde a outros processos criminais na justiça envolvendo o episódio pós-eleição. 

A campanha de Trump que culminou em sua vitória, hoje, foi marcada por fake news e uma postura agressiva, especialmente contra imigrantes. E também por dois atentados sofridos por ele, um deles, no qual o presidente eleito levou um tiro na orelha. 

No novo mandado, ele promete ser protecionista e resgatar o conservadorismo. O presidente eleito tem como vice na chapa J.D. Vance, senador por Ohio.
Os delegados eleitorais devem certificar a vitória em 17 de dezembro.

*Matéria em atualização

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!