Fernando Batista de Melo, 48, é procurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), suspeito de assassinar o próprio filho, um menino de 3 anos, após uma discussão com a mãe da criança, na última quinta-feira, 23. Segundo a PC, ele não aceitava o fim do relacionamento com a mulher e teve um ataque de fúria após ela cobrar o pagamento de pensão alimentícia para os dois filhos do ex-casal. O crime correu na zona Leste de Manaus.
Em entrevista coletiva, nesta sexta-feira, 24, a Polícia Civil informou que o casal se separou em dezembro de 2025 e que o suspeito apresentava resistência em aceitar o término do casamento.
Leia também: Personal trainer é preso em Manaus suspeito de estupro de vulnerável
Após a separação, a mãe das crianças procurou o pai do suspeito para pedir que ele conscientizasse o filho a pagar pensão para as crianças, o que levou Fernando a procurar a ex-mulher.

A morte do menino foi precedida por uma discussão acalorada com a mãe da vítima, na quarta-feira-feita, 22, pela tarde. Ela conseguiu gravar o momento em um vídeo caseiro. As imagens viralizaram nas redes sociais.
Nelas, Fernando aparece em pé, com uma faca na mão, ameaçando a ex-mulher, que está acompanhada do outro filho do casal, um bebê menor de dez meses. Ela coloca a criança atrás dela no intuito de proteger o bebê.

O filho de 4 anos, que não aparece no vídeo, seguiu, no dia seguinte, para a casa do avô paterno, identificado como Manoel, com quem ele costumava passar as quintas-feiras.
As investigações apontam que nessa residência, Fernando levou a criança para o banheiro com a desculpa de que daria banho no menino.
Ao notar a demora, o avô bateu na porta do banheiro, que estava trancada. Ao abrir a porta, ele se deparou com Fernando e o menino já sem vida. O laudo aponta para asfixia mecânica. A polícia afirma que o homicídio ocorreu por vingança contra a mãe da criança.
Fernando de Melo é natural do Rio de Janeiro. A Polícia faz buscas na capital e no interior e intensificou a fiscalização para evitar que ele fuja do Estado. O suspeito também tem parentes em Manacapuru, cidade que compõe a Região Metropolitana de Manaus.
Como secretário de Segurança e como pai, afirmo: esse crime bárbaro não ficará impune. Uma criança inocente perdeu a vida de forma brutal por quem deveria amá-la e protegê-la. Nossos policiais estão em peso nas ruas, e contamos com a sua ajuda. Esse monstro precisa ser localizado e responder à Justiça.
Qualquer informação sobre o paradeiro de Fernando Batista de Melo, 48 anos, pode ser repassada pelos seguintes canais de denúncia:
DEHS: (92) 98118-9535
Disque PC-AM: 197 ou (92) 3667-7575
Disque SSP-AM: 181






