Manaus, 28 de maio de 2024

Segeam será a primeira Associação do Norte a contar com estrutura permanente de capacitação em suporte avançado de vida

A Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) será a primeira Associação do Norte do País a contar, a partir de julho deste ano, com uma estrutura própria para capacitação permanente de profissionais da saúde, em suporte avançado de vida em cardiologia (Advanced Cardiovascular Life Support), tomando como base as diretrizes da Associação Americana do Coração (American Heart Association). O ‘Sítio Especialista em Capacitação Segeam – Berkeley’ funcionará na sede da instituição, no bairro Parque Dez, zona Centro-Oeste de Manaus.

A estrutura foi montada atendendo a uma série de critérios estabelecidos pela entidade internacional, com sede no Texas, Estados Unidos, e que é considerada uma das referências em cardiologia no mundo. Entre os investimentos feitos para tornar o projeto uma realidade, estiveram: a adaptação da estrutura física da Associação Segeam; o treinamento de instrutores; a aquisição de material, como manequins fabricados no exterior, que simulam o corpo humano; compra de aparelhos, entre outros.

O enfermeiro emergencista da Segeam, Ivanílson Ribeiro, membro do setor de Treinamento e Desenvolvimento da Segeam (T&D), explica que a estrutura servirá para levar treinamento, de forma permanente, a profissionais de saúde de Manaus e também do interior do Estado, ajudando na promoção de uma assistência de excelência em toda a rede SUS e instituições privadas. As vagas serão divulgadas após a conclusão do cronograma, em fase final de construção.

“A iniciativa visa aproximar os profissionais que atuam na região, das técnicas e protocolos utilizados em todo o mundo, voltados à excelência no atendimento em saúde, pois muitos deles, hoje, precisam se deslocar para outros estados, para garantir capacitação”, disse.

“Estamos em uma região de dimensões continentais, que muitas vezes, acaba dificultando o acesso a importantes treinamentos. Com a estrutura mais próxima e com as equipes aptas a se deslocarem para o interior, enfermeiros e demais profissionais da saúde, terão a oportunidade de se aproximar das novas tecnologias e práticas assistenciais utilizadas em unidades de referência”, completou o especialista.

Início

O processo de adequação foi iniciado em julho do ano passado, em parceria com o Berkeley Educacional, unidade situada no Rio de Janeiro (RJ), com mais de 20 anos de experiência e pioneirismo em desenvolvimento de cenários clínicos e treinamento em simulação realística. À época, as instituições desenvolveram o primeiro curso Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) e Basic Life Support (BLS) – Suporte Avançado de Vida Cardiovascular e Suporte Básico de vida em Manaus.

“Os cursos de imersão terão como metodologia a ‘Simulação Realística’, que contará com simuladores de atividade cardíaca, manequins e equipamentos que atendem padrões internacionais. O sitio de capacitação Berkeley – Segeam também contará com uma equipe de instrutores especialistas credenciados pela Associação Americana do Coração (American Heart Association), como médicos e enfermeiros”, frisou Ivanílson Ribeiro.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!