Manaus, 28 de maio de 2024

Segeam dá início à pesquisa de satisfação e avança em processo de certificação Qmentum Internacional

omo parte do processo para conquistar a certificação Qmentum Internacional, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) deu início, no último dia 15, à aplicação de pesquisa de satisfação voltada a pacientes atendidos pelo programa Pé Diabético, ofertado na rede SUS (Sistema Único de Saúde) e gerido pela instituição. A meta é que  780 pacientes participem da abordagem.

Como parte do processo para conquistar a certificação Qmentum Internacional, a Associação Segeam (Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas) deu início, no último dia 15, à aplicação de pesquisa de satisfação voltada a pacientes atendidos pelo programa Pé Diabético, ofertado na rede SUS (Sistema Único de Saúde) e gerido pela instituição. A meta é que  780 pacientes participem da abordagem.

A Qmentum Internacional é um modelo de excelência da Accreditation Canada, que foca nas boas práticas assistenciais e de governança. A iniciativa de aderir ao programa ocorreu em 2021, como parte do processo permanente adotado pela Segeam, para a manutenção da qualidade e aperfeiçoamento dos serviços prestados.

A pesquisa de satisfação inclusa como parte do processo, começou a ser aplicada no Ambulatório de Egressos, situado na Policlínica Codajás (PAM Condajás, zona Sul), da SES (Secretaria de Estado da Saúde). A abordagem também incluirá pacientes atendidos nas policlínicas Zeno Lanzini (zona Leste), José Lins (zona Centro-Oeste) e Danilo Corrêa (zona Norte).

Foto: Divulgação

De acordo com a secretária executiva de Gestão da Qualidade e Projetos da Segeam, enfermeira Anathuza Veiga Trindade, a pesquisa está sendo conduzida por profissionais dos seguintes setores: Marketing e Comunicação, e Gestão da Qualidade e Projetos.

“A ideia é obter um feedback dos usuários da rede pública de saúde, que buscam tratamento para as lesões nos membros inferiores, causadas pelo Diabetes, sobre os serviços especializados prestados pela equipe técnica da Segeam, que reúne enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros”, destacou. O resultado da pesquisa também servirá para eventuais melhorias voltadas à qualidade na assistência.

Também fazem parte das medidas voltadas à qualidade e excelência no atendimento, a certificação por distinção de serviços de enfermagem IQG – conquistada pela Segeam em março de 2022, de forma inédita entre as prestadoras de serviços ao SUS no Estado – , e a ISO 9001 – cujo processo de aquisição está em andamento na instituição.

Programa Pé Diabético

Implantado há oito anos e executado pela Segeam, o Programa Pé Diabético e Lesões Cutâneas Crônicas registra, em média, 3,3 mil atendimentos ao mês e tem entre seus objetivos, evitar a hospitalização de pacientes com lesões provocadas por complicações da doença e estimular a melhoria da qualidade de vida a partir do controle da doença e da prática de hábitos saudáveis.

No Amazonas, a adesão ao Programa Pé Diabético ocorre através de encaminhamento ao ambulatório mais próximo da residência do paciente, por médico ou enfermeiro, após alta hospitalar.

Considerada uma síndrome metabólica, o Diabetes Mellitus traz como conseqüência de seu descontrole, ocasionado por níveis de glicemia anormais, lesões de difícil cicatrização nos pés, que podem evoluir e se expandir para os tornozelos, levando a quadros graves. Hoje, no Brasil, o pé diabético é a principal causa de amputação de membros inferiores. Especialistas afirmam que portadores da doença em fase descontrolada, têm de 15 a 40 vezes mais chances de perder o membro em decorrência da alteração.

Além de ter prevenção, as lesões derivadas do Diabetes podem ser controladas com ajuda especializada. Entre as principais medidas, estão: o controle da glicemia; o tratamento precoce de pequenas alterações, como bolhas nos pés, vermelhidão, deformidades, aumento da sensibilidade e pequenas feridas; adotar uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos de forma regular.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!