Presidente eleita do TCE-AM e deputado federal Fausto Júnior são alvos de inquérito no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para analisar suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva envolvendo o deputado federal Fausto Santos Jr (União Brasil). A mãe dele, a presidente eleita do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins, também é investigada. O processo, derivado da CPI da Pandemia no Congresso, foi gerado a partir de denúncia feita pelo senador Omar Aziz (PSD), o qual presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito, em 2021. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 6, em reportagem da Folha de São Paulo.

Segundo a reportagem, a investigação tramitava no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas, foi remetida ao STF, a pedido do Ministério Público Federal (MF). Lá, o processo foi distribuído, no último dia 30, para o ministro Dias Tóffolli.

A abertura do processo se deu a pedido de Omar Aziz, após o parlamentar levantar a suspeita de que Yara Lins havia favorecido empresas de saúde que prestaram serviços ao Amazonas, durante a pandemia da Covid, em troca de vantagens.

A denúncia passou a incluir Fausto Jr. após relatórios financeiros do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) detectarem movimentações suspeitas nas contas do parlamentar. A reportagem tentou contato pelo celular e pelo aplicativo WatsApp com a conselheira Yara Lins para comentar o caso, mas não obteve retorno. Também solicitou um posicionamento do deputado Fausto Santos, via assessoria.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!