Dados da SSP-AM apontam que a capital teve uma redução de 80%, entre janeiro e junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado
Resultado dos investimentos realizados na Segurança Pública do Estado, o Amazonas registrou queda de 64% nos crimes de lesão corporal seguida de morte, no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros seis meses de 2024, o estado chegou a registrar 22 casos desse tipo de crime, enquanto no mesmo período deste ano, foram registrados oito crimes dessa natureza.
LEIA TAMBÉM: Homicídios de indígenas aumentam em quatro estados da Amazônia Legal em 2023, aponta Atlas da Violência
Os dados foram confirmados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), durante coletiva de imprensa na quarta-feira (09/07). Conforme a SSP-AM, a capital teve uma redução de 80%, com três crimes registrados, entre janeiro e junho de 2025, e 15 registrados no mesmo período do ano passado.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, explicou o papel da SSP-AM para que as instituições atuem para garantir mais segurança no estado e, consequentemente, que o estado alcance reduções expressivas dos principais crimes na capital e no interior.
“São várias ações que são feitas de maneira integrada para que possamos alcançar um resultado desses. Nossa função é conversar com as instituições para poder ter uma eficiência maior nessas ações e colocá-los integrados trabalhando. É desta forma que estamos avançando muito no nosso estado”, afirmou.
Mais reduções
Durante o primeiro semestre de 2025, o Amazonas registrou redução em todos os crimes contra a vida, segundo dados acompanhados pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da SSP-AM. Além de lesão corporal seguida de morte, também compõem os crimes contra a vida, homicídio, latrocínio e feminicídio.
Dentro desse comparativo, entre os primeiros semestres de 2025 e 2024, os crimes de homicídio caíram 28%; os casos de latrocínio tiveram redução de 50% e os referentes a feminicídio caíram 57%.
Associado a essas reduções também está o aumento de 20% nos mandados de prisão cumpridos. Nos primeiros quatro meses de 2025, 2.053 mandados foram cumpridos, enquanto no mesmo período do ano passado, esse número foi de 1.711.
Fotos: Victor Levy/SSP-AM e Arquivo/Secom