Neilo Batista é o novo presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão vinculado à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), de sexta-feira, 6/10, bem como a do novo vice-presidente, Carlos Guedelha.
Ele assume no lugar de Tenório Telles que, em vídeo, relatou o desgaste e a insatisfação diante da pressão relacionada à aplicação de recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo. “Infelizmente, existem pessoas que se prestam a isso. Pessoas tolas, mal intencionadas, que fazem circular desinformação e ataques às pessoas . Estou deixando o Conselho de Cultura e entreguei o cargo ao prefeito”, disse Telles. Disse, ainda, que deixa a função pública após dar a correta destinação aos recursos da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, mesmo havendo “pessoas que queriam dar um outro encaminhamento aos recursos da lei”.
O novo presidente do Concultura ocupava o cargo de vice-presidente desde o início da gestão David Almeida, é advogado de carreira e ativista social e cultural; participou da elaboração do Plano Municipal de Cultura, reformulação do decreto da Lei de Incentivo à Cultura e à implementação da Lei Paulo Gustavo. Já Guedelha, era diretor de Cultura do conselho.
Em meio ao processo de implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG), Neilo reafirma o compromisso assumido pela atual gestão de fazer valer a mais ampla e diversa distribuição de recursos aos artistas e fazedores de cultura de Manaus com suas comunidades urbanas, indígenas rurais e ribeirinhas. “Fizemos um planejamento e realizamos o maior leque de buscas ativas, de forma inédita, para incluir nossos artistas de comunidades distantes nas zonas rurais e urbanas, conforme compromisso da gestão do prefeito David Almeida”, afirmou.
Os próximos passos da nova gestão, segundo Neilo, está a elaboração do planejamento estratégico. “O próximo ano será um período com as limitações de tempo, por causa da legislação eleitoral, por isso, precisamos acelerar as ações para dar conta do calendário cultural”, explicou, dizendo, ainda, que, neste ano, os conselheiros vão se dedicar fortemente na realização da Conferência Municipal de Cultura, sob execução da Manauscult, que definirá a política cultural do município.






