Dois óbitos causados pela dengue foram confirmados no Amazonas, este ano, sendo um deles em Manaus, confirmado esta semana, a partir Informe Epidemiológico das Arboviroses da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A outra morte ocorreu em Jutaí, a 2.379 quilômetros da capital.
As duas vítimas eram homens idosos, com doenças pré-existentes. Desde o início do ano até o dia 3 de julho, o Amazonas registrou 12.463 casos suspeitos de arboviroses, dos quais 3.464 foram confirmados para dengue.
As demais doenças transmitidas por mosquitos — como chikungunya (91 casos confirmados), febre de Mayaro (57), zika (10) e febre Oropouche (nenhum caso) — tiveram números menores, mas seguem em monitoramento. Os dados são oriundos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Manaus é o município com maior número de notificações, totalizando 2.520 casos, seguido por Atalaia do Norte (972), Jutaí (900), Envira (819) e Eirunepé (741).
LEIA TAMBÉM: Dia D contra a dengue acontece sábado no Amazonas
Alerta para os sinais de risco
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) orienta que casos leves sejam atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já em situações graves — como dor abdominal intensa, sangramentos e alteração de pressão arterial — a recomendação é procurar unidades de emergência imediatamente. A rede estadual afirma contar com equipes capacitadas para prestar assistência especializada.
Prevenção ainda é a principal arma
Além do reforço na assistência, o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti segue sendo a principal estratégia para conter o avanço da doença. A orientação é eliminar qualquer foco de água parada em casa, quintais e áreas comuns.
Para a Febre Oropouche, transmitida por um mosquito diferente (Culicoides paraensis), a prevenção inclui evitar matas e áreas ribeirinhas no período entre 9h e 16h, além do uso de repelentes e limpeza de ambientes com matéria orgânica.
A vacinação contra a dengue está disponível em 44 municípios do estado, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
O boletim completo das arboviroses está disponível no site da FVS-RCP: www.fvs.am.gov.br.