Manaus, 15 de junho de 2024

Mais de 30 mil candidatos disputam vagas do SIS da UEA

Mais de 30 mil candidatos disputam as 1.494 vagas do Sistema de Ingresso Seriado da Universidade do Estado do Amazonas (SIS/UEA), realizado nesta terça-feira (08/11). As provas de Acompanhamento I, II e III aconteceram em Manaus e nos 61 municípios do Amazonas. O gabarito oficial será divulgado também nesta terça-feira, às 20h, no portal da UEA (www.uea.edu.br).

Nesta edição, foram ofertadas 764 vagas para a capital e 730 para o interior. O certame disponibilizou, ainda, 304 vagas para Pessoas com Deficiências (PcDs) e 109 vagas para indígenas.

O reitor da UEA, professor doutor André Zogahib, acompanhou a abertura e o fechamento dos portões na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), localizada no Centro de Manaus. Zogahib pontuou que o certame, tanto do Vestibular e também como o SIS, ocorreram sem nenhuma intercorrência grave.

“Quero parabenizar todos os candidatos que se dispuseram a vir aqui, que escolheram a Universidade do Estado do Amazonas como a casa que vai construir o futuro dessas pessoas. E eu tenho certeza que a gente está avançando muito em diversos processos na nossa universidade com o desenvolvimento de tecnologias, de pesquisa. Isso faz com que as pessoas cada vez mais procurem a UEA”, disse o reitor.

Acompanhado da gestão superior da UEA, o reitor também destacou a parceria com o governo estadual para o crescimento da instituição. “A gente tem no governo Wilson Lima um parceiro à frente do governo que vai nos apoiar, que está nos apoiando desde então para que de fato a gente consiga engrandecer ainda mais o nome da nossa Universidade do Estado do Amazonas”, acrescentou.

O diretor da Comissão Geral de Concursos da UEA, Jonas Oliveira, ressaltou que logo após a divulgação da lista de aprovados, a gestão já inicia a preparação para o novo certame.

“É um trabalho que a gente desenvolve durante todo o ano para culminar nesse momento. Só hoje nós estamos trabalhando com mais de duas mil pessoas em todo o estado do Amazonas para que tudo aconteça de maneira tranquila para que a prova ocorra tranquila”, disse Jonas.

 A candidata Bianca Cristine, de 16, chegou no local de prova ansiosa, mas afirmou estar preparada. “Aquele nervosismo antes da prova mas a gente vai conseguir. É focar e ir para frente. Futuro e persistência, significa isso (o SIS)”, afirmou a candidata.

Novidade

Em 2022, a UEA destinou, ao interior, novas turmas para os cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo; Tecnologia de Alimentos; Tecnologia em Agroecologia; Tecnologia em Produção Pesqueira; Tecnologia em Gestão Ambiental; e Tecnologia em Agrimensura.

Dez municípios que não foram contemplados em certames anteriores tiveram vagas ofertadas nesta edição, são eles: Apuí, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Carauari, Jutaí, Novo Airão, Novo Aripuanã, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá e São Sebastião do Uatumã.

Resultado

Assim como a do Vestibular, a lista dos candidatos que finalizaram as três etapas do processo, e foram aprovados no SIS, será divulgada no dia 5 de janeiro de 2023. O edital de matrícula também será disponibilizado nesta data.

Abstenções

A Comissão Geral de Concursos da UEA registrou 2.147 abstenções no SIS, o que representa 7,10% de ausentes do total de candidatos inscritos no processo.

Foto: Daniel Brito/ASCOM UEA 

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!