Lula inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia em Manaus

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa, na próxima terça-feira, 9 de setembro, de duas agendas em Manaus: uma para impulsionar o combate ao crime na Amazônia Legal e outra para ampliar a conectividade no Norte do país.

LEIA TAMBÉM: Manaus sediará o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia

Pela manhã, às 10h, o presidente participa da cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). O Centro promoverá a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.

À tarde, às 15h, Lula visita um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da Amazônia, dando início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectado. Na ocasião, o presidente também entrega a obra do cabo subfluvial da Infovia 04, que conecta Boa Vista (RR) ao Amazonas.

Segurança

A iniciativa, que reúne forças de segurança de nove estados da Amazônia Legal e de nove países sul-americanos com fronteiras na região, representa, segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, um modelo de como a integração e o trabalho conjunto podem produzir resultados concretos no combate às organizações criminosas transnacionais.

O novo Centro funcionará como um espaço de articulação conjunta entre forças de segurança pública do Brasil e de países vizinhos, promovendo o intercâmbio ágil de informações e o desenvolvimento de ações integradas no combate a crimes ambientais e outros como tráfico de drogas e contrabando.

O CCPI contará também com representantes dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), fortalecendo a cooperação. A estrutura do Centro inclui serviço de inteligência, divisões de operações e logística, sala de videomonitoramento, gabinete de crise, sala de imprensa, entre outros espaços voltados à atuação coordenada.

O centro é fruto de parceria com o BNDES e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com recursos do Fundo Amazônia. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, também defendeu o papel fundamental da cooperação entre forças de segurança para enfrentar os desafios ambientais e criminais na região amazônica. Segundo ele, o CCPI é “o coração da inteligência estratégica para combater o crime na Amazônia”, permitindo um salto de qualidade no monitoramento e na resposta às ações ilegais.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!