Lula é diagnosticado com labirintite e permanece em repouso no Palácio da Alvorada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou um quadro de vertigem, nesta segunda-feira, 26 de maio, sendo diagnosticado com labirintite. Ele foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, onde realizou exames de imagem e de sangue. De acordo com nota oficial, todos os resultados foram considerados normais.

Após a avaliação médica, Lula retornou ao Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo das próximas horas. O presidente está sob os cuidados das equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio. A situação clínica está sendo acompanhada também pelo Dr. Rafael Gadia, diretor de Governança Clínica, e pela Dra. Luiza Dib.

A labirintite é uma inflamação no labirinto, uma estrutura localizada no ouvido interno responsável pelo equilíbrio e pela audição. Quando essa região é afetada, o cérebro recebe sinais confusos sobre a posição do corpo, o que provoca sintomas como vertigem (sensação de que tudo está girando), tontura, náuseas, zumbido no ouvido e até perda de equilíbrio

LEIA TAMBÉM: Lula continua estável e bem, informa boletim médico

Nos últimos meses, o presidente tem enfrentado uma série de intercorrências de saúde. Além da labirintite, Lula sofreu, no final de 2024, uma queda no banheiro, bateu a região da nuca, o que provocou dores e exigiu exames para descartar lesões mais graves.

Meses depois, Lula apresentou um sangramento em uma artéria cerebral na mesma região, ainda em decorrência do acidente doméstico, e passou por uma embolização, para evitar novos episódios ou hemorragia na região cerebral. Ele chegou a ficar internado alguns dias.

Antes disso, em 2023, Lula passou por uma cirurgia no quadril, que exigiu um processo de recuperação com fisioterapia e ajustes temporários em sua agenda oficial.

Apesar das intercorrências, a equipe médica tem reforçado que o quadro geral de saúde do presidente é estável, com evolução favorável.

Foto: Ricardo Stuckert

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!