Brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), que integram o Prevfogo, atuam nos combates aos incêndios florestais que atingem Parintins, no Amazonas.
Assim como a capital, Manaus, a localidade foi encoberta, no último fim de semana, por densa nuvem de fumaça causada por incêndios florestais..
De acordo com o Ibama, o pedido de ajuda foi feito pela prefeitura do município e, no dia 15 de novembro, uma equipe do Prevfogo chegou à cidade. Desde então, vários combates a incêndios florestais estão sendo combatidos na região.
Segundo o Ibama, um dos focos foi registrado em um assentamento perto de uma área de castanhal nativo. Algumas árvores foram consumidas pelo fogo e tombaram, inclusive em estradas, comprometendo a passagem de veículos.
“A atuação rápida dos brigadistas impediu que o incêndio atingisse as casas dos moradores, plantações e o restante da floresta”, informou a assessoria do órgão. A atuação está sendo realizada pela Brigada Pronto Emprego de Rondônia.
Fotos: Ascom / Ibama