Manaus, 20 de abril de 2024

Fórum das Águas: candidatos assinam ‘Carta Compromisso com o Saneamento Básico e a Vida’

Onze candidatos ao Legislativo e Executivo estadual  comprometeram-se a adotar políticas públicas voltadas à gestão democrática da água no Amazonas, por meio do envolvimento participativo da sociedade civil. Na manhã desta quinta-feira, 22.09, eles assinaram a “Carta Compromisso com o Saneamento Básico e a Vida”, durante evento promovido pelo coletivo Fórum das Águas, no auditório do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES).

O objetivo, de acordo com o coordenador do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares), Padre Paulo Tadeu Barausse, é colocar em pauta os temas a fim de conhecer melhor as propostas dos candidatos, contribuindo com o debate público que vem se tornando cada vez mais escasso a cada eleição.

O ato foi marcado pela apresentação de temas importantes relativos à sociedade e sua interface com o saneamento básico, por meio de sorteio. Os candidatos tiveram três minutos para expor propostas relativas aos problemas que afligem a sociedade como moradia, transporte público, segurança, geração de renda e emprego, saúde, cultura, Zona Franca de Manaus e políticas para mulheres a partir da relação destes com o saneamento básico.

“Temos que ter a capacidade de trazer à tona esses temas que são cruciais para a nossa Casa Comum e para os cidadãos que habitam essa casa, que é o nosso planeta. A questão do saneamento básico e da água é fundamental nesse processo eleitoral. Até a ONU reconhece a água como um direito humano e, infelizmente, vemos que esse tema, tão caro à sobrevivência humana, passa longe das grandes pautas do debate local e nacional”, afirmou o coordenador do Sares, entidade integrante do Fórum das Águas.  

Paulo Tadeu ressaltou ainda que essa é uma discussão que não pode ficar relegada apenas ao período eleitoral e convidou os candidatos a se comprometerem ao longo do ano, eleitos ou não, a participar dos encontros com a comunidade, haja vista o contexto que coloca Manaus na 89ª posição na política de abastecimento de água e esgotamento sanitário, entre as cem maiores cidades brasileiras, de acordo com o ranking mais recente do Instituto Trata Brasil.

“Temos que pautar cotidianamente e dar continuidade às discussões. É assim que a gente faz política no nosso no dia a dia. Só esse caminho gera resultado participativo e transformação da realidade dos mais empobrecidos, que tanto necessitam”.   

A candidata ao governo do Estado Carol Braz (PDT) e Anne Moura (PT), que concorre como vice-governadora na chapa com o MDB, compareceram ao evento e assinaram o documento, como candidatas ao Poder Executivo Estadual. Os demais candidatos ao Governo do Amazonas foram convidados a participar do debate, mas não compareceram nem enviaram representantes.

Entre os candidatos a deputado federal, estiveram presentes Val santos (PSOL), Jefferson Praia (Rede), Welton Oda (PSOL) e o enfermeiro Elton Aleme, representando o candidato à reeleição José Ricardo (PT).

Duas bancadas coletivas candidatas à Assembleia Legislativa do Amazonas aderiram à “Carta Compromisso com o Saneamento Básico e a Vida”: a bancada Amazônida (PT), composta por Florismar Ferreira da Silva (rosto na urna), e outras seis mulheres: Francy Junior, Luzanira Varela, Mariana Ferreira, Marinete Almeida, Elisiane Andrade; e a bancada das Manas  composta por Michelle Andrews (rosto na urna), Alessandrine Silva, Val Fontes, Marklize Siqueira e Patrícia Andrade. O candidato ao Legislativo Estadual, profº Bibiano (PDT), também assinou o documento.

Entre os candidatos ao Senado Federal, estiveram presente Marília Freire (PSOL) e  
Luiz Castro (PDT). O convite foi enviado a todos os Partidos Políticos com representação no Amazonas.

No encerramento, um dos coordenadores do Fórum das Águas, Pe. Sandoval Rocha, cuja tese de doutorado em Ciências Sociais analisa “A Luta pela Água na Amazônia”, pediu que todos os candidatos, eleitos ou não, não separassem a ética da politica, a fim de se comprometerem com a vida.

“Não vamos deixar que o dinheiro seja mais importante que a defesa da vida, que o mercado seja mais importante que a natureza. Vejam que já temos 22 anos de privatização do sistema de abastecimento de água e saneamento e ainda não resolvemos o nosso problema. Não é o mercado que vai solucionar isso; para a empresa, o importante é o lucro. Somos nós que precisamos cuidar de nossos recursos naturais, das nossas riquezas sejam elas humana, culturais e de conhecimentos tradicionais”, disse.

Sobre o Fórum

O Fórum das Águas tem como princípio ser espaço público, amplo e democrático, aberto ao debate de ideias e experiências, articulador de ações eficazes junto aos movimentos da sociedade civil, lideranças comunitárias, educadores ambientais e demais entidades com a proposta de incidir na construção de políticas sobre a água na cidade de Manaus. Reúne-se mensalmente às segundas-feiras, na terceira semana do mês.

Integram o Fórum das Águas: Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES); Articulação Amazônica de Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama) com realização da Associação de Desenvolvimento Sócio-Cultural Toy Badé, Movimento Salve o Mindu, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBHTA); Instituto Sumaúma; Escola Municipal Francisca Nunes; Movimento Cultufuturista da Amazônia; Levante Popular da Juventude; Engajamundo; Rede um grito pela vida; Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Manaus; Comunidade Eclesial de Base (CEBs) regional Norte 1; Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM); Amigos Sementes da Natureza do Puraquequara; Parque Municipal Nascente do Mindu; Pastoral da Criança da Arquidiocese de Manaus; Equipe Itinerante; Movimento de Mulheres Negras da Floresta – Dandara; Fórum Permanente das Mulheres de Manaus.

Confira o documento na íntegra:

https://issuu.com/ss.jornalista/docs/carta_compromisso_vers_o_final_1_  e encurtador.com.br/iuzAY  

*Com informações da Assessoria

Foto: Mary Neles / Sares

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!