Estiagem: Governo Lula envia medicamentos e insumos ao Amazonas

Atendendo à solicitação do Governo do Amazonas, o Ministério da Saúde (MS) enviou, na última semana, kits de medicamentos e insumos estratégicos para auxiliar as ações que estão sendo desenvolvidas no Plano de Contingência para o enfrentamento dos efeitos da estiagem no estado. São 54 kits, constituindo uma parte da demanda apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O material será enviado aos municípios mais afetados pela seca extrema. A quantidade permite atender 81 mil pessoas, durante 30 dias.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os kits serão distribuídos seguindo o cronograma de envio para os municípios. A secretária esteve em Brasília, no dia 26 de setembro, em reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Na ocasião, solicitou apoio federal às ações do Plano de Contingência que vem sendo executado no Amazonas, por determinação do governador Wilson Lima, para o enfrentamento à estiagem.

LEIA TAMBE: Moraes autoriza Daniel Silveira a progredir para o semiaberto

“Entre o pedido de aporte de recursos federais, solicitei da ministra Nísia Trindade o envio de 900 kits de medicamentos e insumos para o Amazonas. Hoje, estamos recebendo parte desse quantitativo e aguardamos que as demais solicitações sejam atendidas”, disse Nayara Maksoud, reforçando que o Plano de Contingência define apoio aos municípios, ações de gestão, abastecimento de medicamentos e insumos, infraestrutura, mobilização e educação em saúde.

Apoio aos municípios

O Governo do Amazonas já enviou 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para cidades das regiões do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, e mais 9,8 mil volumes para municípios diversos. Além disso, 102 cilindros de oxigênio foram para Eirunepé, Canutama, Ipixuna, Boca do Acre e Itamarati e uma usina de oxigênio foi instalada em Envira.

Ações de monitoramento à estiagem estão sendo desenvolvidas nos municípios, por meio do Centro de Operações de Vigilância em Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A atuação vem acontecendo desde maio deste ano, monitorando os agravos e doenças, para resposta em tempo oportuno.

De julho a setembro, profissionais da SES-AM e FVS-RCP realizaram visita de suporte e proteção de saúde frente à estiagem a 17 municípios do Amazonas, localizados nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.

FOTOS: Evandro Seixas/ SES-AM

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!