Esquema de lavagem de dinheiro no AM movimentou R$ 362 milhões, aponta PF

Uma organização criminosa com atuação no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e possível envolvimento no garimpo ilegal é alvo da Operação Linhagem, deflagrada nesta quinta-feira (29) pela Polícia Federal no Amazonas. Estima-se que, em três anos, o grupo tenha movimentado R$ 362 milhões em recursos ilícitos.

De acordo com as investigações da PF, em conjunto o Núcleo de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, o núcleo principal da quadrilha era formado por membros de uma mesma família — um pai, seus três filhos e as esposas — que utilizavam empresas de fachada, como postos de combustíveis e serviços de transporte fluvial, para lavar dinheiro. A rede contava ainda com o apoio de “laranjas”, entre eles funcionárias domésticas, usadas para movimentar valores.

LEIA TAMBÉM : Massacre no rio Abacaxis: PF conclui inquérito e indicia 13 PMs no Amazonas

Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, dois de prisão domiciliar e 30 de busca e apreensão em Manaus e nos municípios de Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá e Tabatinga. A Justiça também autorizou bloqueio de contas bancárias, suspensão do exercício de cargos públicos e aplicação de oito medidas cautelares.

A PF identificou a utilização de helicópteros e grandes embarcações no transporte de drogas pelas rotas fluviais do estado. Os investigados, que já possuem antecedentes criminais por tráfico, mantêm conexões com traficantes de diversas regiões do Amazonas.

Entre os nomes envolvidos estão dois ex-vereadores, policiais civis e um ex-servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas. A corporação também apura o possível uso do dinheiro para financiar campanhas políticas, o que pode revelar infiltração do grupo em estruturas institucionais.

Os suspeitos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais. As investigações continuam para identificar novos integrantes e aprofundar a origem dos recursos e das drogas apreendidas.

Foto: divulgação/ PF

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!