Manaus, 28 de maio de 2024

Em parceria com a Unicef, empresas plantam mais de 200 árvores em Manaus

Startup Tree Earth coordenou plantios de 12 espécies diferentes envolvendo empresas e o Unicef

Quatro missões, envolvimento da comunidade local e disposição para disseminar a cultura do cuidado com o meio ambiente. Esse é o resumo da Semana da Terra 2024, que resultou no plantio de 200 de árvores nativas em três comunidades localizadas às margens do Lago do Puraquequara, na zona rural de Manaus. A ação, coordenada pela startup Tree Earth, contou com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e as empresas AMCash, ARMOR e Fundação Rede Amazônica (FRAM).

Ao longo da semana, foram plantadas mudas de açaí, andiroba, biribá, caju, cupuaçu, graviola, ipê-roxo, ipê-branco, ipê-pau-d’arco, jambo, jenipapo e mogno.

De acordo com o CIO da startup Tree Earth, Vicente Tino, as mudas foram escolhidas em conjunto com as comunidades e com características técnicas do solo. “Não é em qualquer local que as árvores se adaptam. Então, precisamos conhecer as características dos locais para que o plantio seja bem-sucedido, mas sempre tentando aliar isso ao desejo dos moradores, que gostam de árvores frutíferas”, explicou.

No início da semana, o primeiro plantio foi realizado em conjunto com o banco digital AMCash, com plantios na região do Brasileirinho. A ação também reuniu famílias associadas à Cooperativa de Catadores Recicláveis.

Na quinta-feira (25), o plantio nas comunidades Mainã e Menino Jesus marcaram a reta final do projeto Laboratório dos Sonhos, envolvendo Unicef e Fundação Rede Amazônica.

A ação contou com alunos da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, que receberam aulas práticas em um módulo de sustentabilidade, com direito a treinamento a bordo do Barco Escola Tree Earth.

Para encerrar a semana, foi realizado neste sábado um plantio com servidores da Armor-IImak. A ação ocorreu também na comunidade Menino Jesus.

A Semana da Terra é uma iniciativa das Nações Unidas para chamar a atenção das pessoas para a preservação dos recursos naturais.

A Tree Earth – Especializada em plantio de árvores nativas e recuperação de áreas degradadas, a startup iniciada em Manaus tem parcerias globais, como o Pacto Global Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU), e forte atuação junto a parceiros da iniciativa pública e privada, além de institutos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Entre as empresas que já participaram de ações ambientais com a startup estão Samsung, Caloi, Michelin, Fazenda Aruanã, entre outras. Com expedições educativas por meio do Barco Escola, a startup também já plantou com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), SiDi, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, e outros parceiros.

Fotos: Werllison Gonçalves/ Tree Earth

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!