Eleições 2026: pesquisa aponta larga vantagem de Omar Aziz sobre oponentes na corrida pelo Governo do Amazonas

O senador Omar Aziz (PSD), pré-candidato ao Governo do Amazonas nas próximas eleições, aparece em primeiro colocado nas intenções de voto, no primeiro e segundo turnos, com larga vantagem sobre os demais aspirantes ao cargo, aponta pesquisa divulgada no último domingo, 28, pela empresa Perspectiva Mercado e Opinião, e publicada nas redes sociais. A diferença entre Omar e o segundo colocado varia de 15 a 16 pontos percentuais no primeiro turno, e de 13,2 a 16,4 no segundo turno.

Leia também: Eleitores com o título cancelado estão impedidos de votar nas eleições de 2026

Se as eleições fossem hoje, conforme o instituto de pesquisa, haveria segundo turno no Amazonas a escolha do chefe do Executivo Estadual. No primeiro cenário, Omar teria 39% contra 23% da pré-candidata do PL, Maria do Carmo Seffair. O atual prefeito de Manaus, David Almeida, do Avante, que ainda não confirmou sua pré-candidatura, aparece em terceiro colocado, com 1%. Brancos somaram 14% e não souberam responder 5%.

Screenshot

No cenário 2, ainda de primeiro turno, o senador obteve 44% das intenções de voto, contra 29% de Maria do Carmo. Desta vez, o terceiro nome colocado à disposição do eleitorado foi o do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, também do Avante, que obteve 7% das intenções. Brancos e nulos totalizaram 11% e não souberam responder 9%.

Screenshot

Segundo turno

No primeiro cenário do segundo turno, considerando apenas os votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), Omar Aziz aparece com 56,6% em uma possível disputa com Maria do Carmo, que ficou com 43,4%.

No cenário 2, no qual pleiteiam a vaga de governador Omar e David Almeida, a distância é ainda maior, com Omar alcançando 58,2% e o prefeito de Manaus, 41,8%.

Informações técnicas

Considerando um universo de 2 milhões de eleitores no Amazonas, aproximadamente, Omar venceria por 328 mil votos a mais David. A diferença entre ele e Maria do Carmo seria de 264 mil votos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 26 de dezembro de 2025 e entrevistou 2.500 pessoas em todo o Amazonas, por meio de metodologia quantitativa amostral com coleta CATI, realizada por equipe composta por 25 pesquisadores, 2 verificadores, 2 supervisores e 1 gerente.

De acordo com a Perspectiva, a margem de erro é de 2,0%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%. Isso significa que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% devido ao critério de arredondamento dos percentuais, visto que não utilizamos em nossos relatórios os dados com casas decimais. Nestes arredondamentos, podemos ter casos que somam 99% (ou menos) ou 101% (ou mais)

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!