Policiais civis da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (21/01), a dona de um frigorífico, de 49 anos, pelos crimes de maus-tratos a animais e venda de pescado durante o período de defeso. A prisão foi realizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
A ação contou com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) e da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A mulher foi autuada em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais e comercialização de pescado em período de defeso. Ela permanece à disposição da Justiça.
De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da Dema, as diligências começaram na sexta-feira (17/01), após a equipe policial receber uma denúncia da Comissão de Proteção aos Animais da Aleam, enviada pela população.
LEIA TAMBÉM: Nove toneladas de pescado ilegal são apreendidas em Coari, no Amazonas
“Os produtos estavam impróprios para consumo, expostos no passeio público sem embalagem, sem data de validade e repletos de moscas”, destacou a delegada.
Conforme a autoridade policial, o estabelecimento foi interditado pela Visa Manaus, e foi lavrado um auto de infração. Os animais mortos foram descartados no aterro sanitário, enquanto os vivos foram encaminhados para a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos.
Procedimentos
A mulher foi autuada em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais e comercialização de pescado em período de defeso. Ela permanece à disposição da Justiça.
FOTOS: Divulgação/PC-AM.