O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), confirmou em entrevista recente a uma emissora de TV local, que sua filha, Fernanda Aryel, do mesmo partido, poderá ser indicada como vice-governadora na chapa do senador Omar Aziz (PSD) ao Governo do Amazonas, nas eleições de 2026. A dirigente partidária, que nunca ocupou um cargo eletivo, será a aposta da legenda dentro das articulações que envolvem também o MDB, do senador Eduardo Braga, possível candidato à reeleição.
Segundo Almeida, um acordo de bastidores já foi firmado para garantir o nome de Aryel como representante do Avante na chapa majoritária.
“O Avante vem em uma crescente na cidade de Manaus. Ele é um partido pequeno a nível nacional, mas, aqui, é o mais votado das últimas eleições. Temos aliança com o MDB e com o PSD, já conversamos com todos eles. Inclusive, o senador Omar, que vai ser candidato ao Governo do Amazonas, já alinhamos a tratativa de indicar um nome. Temos uma dirigente nacional do Avante, que é a Fernanda Aryel, que todo mundo conhece. Então, estamos trabalhando o nome dela. Isso não é segredo pra ninguém”, declarou o prefeito.
LEIA TAMBÉM: Maria do Carmo é confirmada como pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo PL
Almeida ressaltou que a escolha já está definida e que, desta vez, não haverá disputa interna quanto à indicação.
“Nas últimas eleições tinham dois ou três nomes em discussão, mas, agora, já temos uma definição. Se couber a mim e ao Avante indicar, como está sendo colocado e acordado, eu não tenho outro nome além da Fernanda Aryel”, disse.
Se confirmada, a indicação também garante o apoio de uma das duas máquinas administrativas de peso na disputa, à candidatura de Omar: a Prefeitura de Manaus. Omar deve concorrer com um candidato indicado pelo atual governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), que está no segundo mandato e já é dado como certo na disputa ao Senado por aliados.
Trajetória política
Aryel nunca foi candidata a cargo eletivo. Ela começou a ganhar notoriedade durante sua participação nas campanhas eleitorais do pai, prefeito de Manaus no segundo mandato e, anteriormente, governador tampão (2017) derrotado na tentativa de reeleição (2018). Fernanda Aryel ocupa o cargo de presidente do núcleo Jovem Avante e, segundo o prefeito, tem experiência partidária, preparo e militância suficientes para assumir a função de vice em uma chapa majoritária.
A aliança com Omar Aziz, um dos nomes conhecidos da política amazonense, é vista como estratégica para consolidar o espaço do Avante no Estado.
Omar já ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública na gestão do então governador Eduardo Braga e foi governador por duas vezes. Ele ocupa o cargo de senador desde 2015.
Foto: Avante / portal






