Conclave para escolha do novo papa começa nesta quarta-feira

Screenshot

O conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica começa nesta quarta-feira (7). Durante o processo, os cardeais ficam completamente isolados do mundo externo até que uma fumaça branca saia da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que o novo papa foi escolhido.

De acordo com informações da CNN Brasil, o termo “conclave” vem do latim cum clavis, que significa “fechado com chave”, refletindo a prática de manter os cardeais confinados para garantir que escolham o novo papa sem interferências externas.

Para preservar a confidencialidade, os cardeais são proibidos de se comunicar com o mundo externo, acessar notícias ou receber mensagens durante o conclave. Esse isolamento visa evitar pressões externas e assegurar que a decisão seja tomada de forma livre e consciente.

LEIA TAMBÉM: Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar

Se nenhum papa for eleito na quinta-feira, o processo continua nos dias seguintes, seguindo a mesma rotina.

Antes do início do conclave, os cardeais participam de uma missa especial na Basílica de São Pedro. Em seguida, caminham até a Capela Sistina para iniciar o processo eleitoral, que é rigorosamente sigiloso. Qualquer tentativa de comunicação com o mundo externo pode resultar em excomunhão.

A votação é feita por meio de cédulas de papel, nas quais os cardeais escrevem o nome do escolhido abaixo das palavras em latim Eligo in Summum Pontificem (“Eu elejo como pontífice supremo”).

Por regra, os cardeais não podem votar em si próprios, e os votos são mantidos em segredo para preservar a integridade do processo.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!