O município de Autazes, distante 108 quilômetros de Manaus, possui o maior percentual de beneficiários do programa Bolsa Família no Amazonas. Segundo dados de setembro do Portal da Transparência, 53,74% da população local é atendida pelo programa federal de transferência de renda, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o que representa 17.269 pessoas.
De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Autazes tem atualmente 41.564 habitantes. Desses, 8,3%, ou, 3.453, estavam ocupadas em postos de trabalho, em 2022, quando o IBGE realizou o último censo. O rendimento médio mensal dos trabalhadores formais na cidade, no mesmo período, era de 1,6 salário mínimo.
Conforme o portal da Transparência, o percentual de beneficiários na cidade é 2,7 vezes superior à média estadual, que é de 19,25%, e quase três vezes maior que a média nacional, atualmente em 17,44%.

Leia também: Caixa começa a pagar Bolsa Família de outubro
Em comparação com a capital, Manaus, onde 15,01% da população é beneficiada pelo Bolsa Família, Autazes apresenta um índice 3,5 vezes maior. Entre os municípios do estado, Apuí registra o menor percentual de contemplados: 14,09% da população total, que soma 20.647, de acordo com ´último censo de 2022. São 2.537 contemplados.
Outro dado revelado pelo Transparência é que Autazes é o único município do Amazonas com mais de 50% da população beneficiada pelo programa, que tem como um dos objetivos o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil.
IDH e outros programas sociais
Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado baixo, de 0,544, Autazes figura na lista dos municípios que apresentam níveis insatisfatórios em pelo menos três pilares importantes: educação, longevidade e renda.
A cidade também se destaca pela abrangência de outros programas sociais. Quando considerados todos os benefícios federais, 70,18% da população local recebe algum tipo de assistência social, o equivalente a 22.551 moradores.
Além do Bolsa Família, os principais programas com beneficiários em Autazes são:
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): 1.109 pessoas (3,45%);
- Programa Pé-de-Meia: 1.683 beneficiários (5,24%);
- Seguro Defeso: 2.490 pessoas (7,75%).
A reportagem do Amazônia Plural solicitou, no último dia 14, informações ao Ministério do Desenvolvimento Social acerca da fórmula utilizada para calcular o percentual da população atendida pelos programas sociais. A assessoria do órgão informou que solicitou à área técnica os detalhes, mas, não respondeu até o fechamento da matéria, nesta segunda-feira, 20/10.
Foto de destaque: Karine Pantoja – Reprodução – DPE-AM






