Check-up médico é a chave para prevenir e evitar o agravamento de doenças

Dr. Giuseppe Figliuolo

Manter a saúde em dia é importante para garantir qualidade de vida e longevidade. Nesse contexto, o check-up médico se destaca como uma ferramenta indispensável para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Negligenciar a saúde pode resultar em diagnósticos tardios e no agravamento de problemas de saúde que poderiam ser evitados, alerta o uro-oncologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo.

Presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-AM), Figliuolo destaca que, no caso da saúde urológica, estão incluídos cuidados com os rins, bexiga, próstata e o sistema reprodutor masculino. Ele reforça que mantê-la em dia é fundamental para a qualidade de vida.

A urologia é uma especialidade médica que abrange uma série de doenças silenciosas, como o câncer de próstata, a segunda maior causa de morte entre homens no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além disso, infecções urinárias, cálculos renais e disfunções sexuais podem se manifestar sem sintomas aparentes nos estágios iniciais, dificultando o tratamento quando diagnosticados tardiamente e recuperando em sintomas como dores e incômodos.

De acordo com Giuseppe Figliuolo, o check-up urológico permite identificar alterações ainda na fase inicial, possibilitando intervenções menos invasivas e mais eficazes. Entre elas, estão as terapias medicamentosas e as cirurgias robóticas e laparoscópicas, consideradas minimamente invasivas e de rápida recuperação.

O câncer de próstata, geralmente assintomático nas fases iniciais, é o maior exemplo da importância do acompanhamento regular. Exames como o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal são fundamentais para o rastreamento precoce.

De acordo com a SBU, os exames de detecção de alterações na próstata devem ser realizados, anualmente, por homens com idade a partir dos 50 anos, à exceção daqueles que têm histórico de doença na família, os quais precisam iniciar mais cedo o rastreio, aos 45 anos, assim como homens da raça negra, que têm maior probabilidade genética de desenvolver a doença.

“Os que devem começar mais cedo o rastreio fazem parte do chamado grupo de risco. Esses, podem desenvolver o câncer de próstata mais agressivo, que se alastra mais rápido, criando metástases e reduzindo as chances de cura”, explica Figliuolo, que tem duas décadas de experiência na área da uro-oncologia.

Problemas renais e cálculos urinários

Outra área de atenção no check-up urológico são os rins. Pedras nos rins, conhecidas como cálculos renais, ou, em outras localizações do aparelho urinário, são condições comuns e extremamente dolorosas, que podem ser prevenidas ou controladas com o acompanhamento médico.

LEIA AMBÉM: Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Amazonas

O especialista explica que exames de sangue e ultrassonografias são eficazes para detectar precocemente alterações na função renal. Entre os fatores de risco para a alteração estão: beber pouca água, ter histórico familiar das alterações renais e consumir alimentos ricos em sal.

Saúde sexual

O check-up urológico também aborda questões relacionadas à saúde sexual masculina, como disfunção erétil e alterações hormonais, incluindo a redução de testosterona, condição que afeta tanto a saúde física, como a psicológica, incluindo a autoestima e a qualidade de vida do paciente. Associada a ela está, por exemplo, a disfunção erétil, grande vilã da população masculina.

De acordo com Giuseppe Figliuolo, entre os principais desafios para a realização do check-up urológico estão o preconceito e o tabu em torno do exame de toque retal, visto por muitos homens como uma ameaça à masculinidade. Para ampliar a conscientização, campanhas anuais como o Novembro Azul têm atuado na parte educativa.

“É importante esclarecer que o exame de toque retal é rápido, eficaz, barato e indolor. Além disso, não tira a masculinidade de ninguém. Pelo contrário: ajuda a salvar vidas e a manter a saúde sexual em dia, já que detecta alterações que podem comprometer a função erétil”, explicou o médico, que é doutor em saúde pública.

O check-up urológico deve fazer parte da rotina de cuidados médicos, assim como consultas com outras especialidades. Afinal, quanto mais cedo um problema for detectado, maiores as chances de tratamento e cura, afirmam especialistas de diversas áreas da saúde.

Serviço:

Dr. Giuseppe Figliuolo atende na clínica Urocentro Manaus
Endereço: Rua Fortaleza, 528, Adrianópolis / Manaus (AM)
Contato para agendamento : (92) 98115-2318 / 99255-0753

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!