Brasil e França assinam acordo contra garimpo ilegal de ouro

Em visita oficial à França, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, firmou, com o país europeu, acordo técnico de cooperação policial institucional, técnico e operacional contra o garimpo ilegal de ouro. Ao lado do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, a autoridade brasileira assinou o documento na sexta-feira (10). O ministro do Interior da França, Bruno Retailleau, por sua vez, rubricou o instrumento internacional nesta terça-feira (14).

O acordo promoverá o combate à criminalidade transfronteiriça que afeta ambos os países e que fomenta o crime organizado na região amazônica. As atividades ilegais na zona de fronteira entre Brasil e França causam prejuízos financeiros, bem como danos sociais, ambientais e sanitários às populações expostas ao garimpo ilegal de ouro.

LEIA TAMBÉM: PF fecha garimpo em terra Kayapó

Entre as ações previstas, estão operações coordenadas contra organizações criminosas transfronteiriças, intercâmbio de informações sobre o garimpo ilegal de ouro e utilização do Programa Brasil MAIS — Meio Ambiente Integrado e Seguro (software de mapeamento dinâmico dedicado ao monitoramento da Floresta Amazônica por meio da análise automática de imagens de satélite) da Polícia Federal brasileira.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!