Amazonas ganha nova unidade do Castramóvel

Screenshot

Amazonas passa a ter cinco unidades do Castramóvel e reforça atendimentos veterinários gratuitos. Edição do Governo Presente mobilizou mais de 30 secretarias com serviços na zona norte de Manaus

O governador Wilson Lima inaugurou, neste sábado (29/11), uma nova unidade do Castramóvel, durante a 27ª edição do Governo Presente, realizada no Conjunto Viver Melhor 1, zona norte de Manaus. Com o reforço, o Amazonas passa a contar com cinco estruturas móveis de atendimento veterinário, ampliando o acesso gratuito a castrações, vacinação e procedimentos para cães e gatos. Desde 2021, o programa já realizou mais de 70 mil castrações, consolidando uma política de bem-estar animal com controle populacional, redução de abandono e prevenção de zoonoses.

Leia também: Governador Wilson Lima inaugura maior Hospital Público Veterinário da América Latina em Manaus

A nova unidade conta com estrutura completa para triagem, cirurgia e recuperação, além de vacinação viral e antirrábica. Na edição deste sábado, foram realizadas 120 castrações solidárias e 250 novos agendamentos, ampliando o alcance da iniciativa na capital e no interior. A iniciativa integra a política estadual de proteção animal, que inclui também o Hospital Veterinário Estadual, primeiro serviço público de saúde animal do Amazonas e maior estrutura pública da América Latina.

Durante a inauguração, o governador destacou que o Castramóvel representa um avanço permanente na proteção animal e na saúde pública.

“Hoje, nós entregamos mais uma unidade do Castramóvel e, agora, já são cinco funcionando, tanto em Manaus quanto no interior. Até aqui já fizemos algo em torno de 70 mil castrações. Quando você cuida dos animais, você está prevenindo abandono, controlando a população e. também, cuidando da saúde das pessoas. Esse é o nosso compromisso”, afirmou Wilson Lima, acompanhado dos vereadores Aldenor Lima, Diego Afonso, Allan Campelo, Rodrigo de Sá, Glória Carrate e Saimon Bessa, além de outras autoridades estaduais.

A ação foi aprovada pela população do Viver Melhor 1. Anderson Montenegro, de 34 anos, tutor do gato Brega, comemorou a chegada do serviço. “É maravilhoso porque o povo necessita. Aqui é uma comunidade carente, precisam de um local para fazer a castração, porque isso é muito bom para a saúde do animal, evita doenças e prolonga a vida. Trazer para perto da comunidade é muito melhor. Muito bom”, declarou.

Governo Presente

A 27ª edição do Governo Presente reuniu 38 órgãos estaduais com atendimentos gratuitos ao público, ampliando o alcance de serviços essenciais. A última edição, no Lago Azul, registrou mais de 11 mil atendimentos na segunda etapa do conjunto Viver Melhor, consolidando o programa como uma das principais frentes de aproximação do Estado com a população.

Principais serviços da 27ª edição

Saúde: Consultas presenciais em clínico geral, ginecologia e oftalmologia, além de teleconsultas com ortopedista e ginecologista. A Carreta da Saúde realizou exames de ultrassonografia e mamografia, juntamente com aferição de pressão e testes de glicemia. A vacinação viral e antirrábica também esteve disponível, assim como os atendimentos com a nova unidade do Castramóvel, totalizando 120 castrações e 250 novos agendamentos.

Cidadania e documentos: Emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), com 250 senhas para emissão direta e outras 750 para agendamentos. Regularização de CPF, emissão de hipossuficiência, apoio psicológico, jurídico e social, além da entrega de 1.000 cestas básicas e 100 kits bebê.

Crédito, empreendedorismo e habitação: Atendimentos com linhas de financiamento e renegociação facilitada. Renegociação habitacional e pré-cadastro do programa Amazonas Meu Lar. Nesta edição, foram entregues cinco certificados do Subsídio Entrada do Meu Lar para famílias das faixas 1, 2 e 3, equivalente a R$ 160 mil em subsídios pagos pelo Estado.

Bem-estar, cultura e lazer: Atendimentos em beleza, massagem e esmaltação. Triagem com aferição, fisioterapia, ventosa e atividades esportivas e recreativas. Programação cultural, Feira de Economia Criativa e ações do programa Mania de Ler.

Economia e alimentação: Distribuição 15 toneladas de peixe para a população e Feira de Produtos Regionais com pescadores e produtores da região.

Serviços complementares: Atendimento previdenciário e recadastramento. Orientação de consumidores e abertura de registro de reclamações. Emissão da Carteira Digital de Trabalho, atendimentos do Sine, orientação de seguro-desemprego e qualificação profissional. A Cosama forneceu distribuição de água potável durante o evento.

FOTOS: Alex Pazuello e Mauro Neto/Secom

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!