Nesta quarta-feira, 14/5, a Polícia Federal deflagrou a Operação Proteção Integral II, que visa combater crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Estão sendo cumpridos, simultaneamente, 129 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todas as unidades da federação, com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes. No Amazonas, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão na capital, Manaus, sendo um deles, contra um investigado que confessou as práticas de necrofilia e zoofilia, além de abusos contra crianças.
LEIA TAMBÉM: MPF recomenda que Youtube remova vídeos com anúncios de venda ilegal de mercúrio
Durante cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas 44 prisões em flagrante em todo o País.Participaram desse esforço conjunto 462 policiais federais e 175 policiais civis.
Em Manaus, o alvo de um dos mandados utilizava redes sociais para expor preferências sexuais criminosas, confessando abusos contra crianças, além de práticas de extrema gravidade, como zoofilia e necrofilia. O mandado foi cumprido na zona centro-sul de Manaus.
No segundo caso, o suspeito era investigado por compartilhamento e armazenamento de material contendo abuso sexual infantil. Ele foi identificado por meio de análise de conteúdo em programa específico. O cumprimento da ordem judicial ocorreu na zona norte da capital.
As ações foram coordenadas pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) e pela Delegacia de Defesa Institucional (DELINST) da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas.
Operação
A operação busca integrar forças policiais federais e estaduais no combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, visando a identificação e responsabilização de pessoas que armazenam, compartilham, produzem ou vendem esse tipo de material. A ação também reforça o compromisso dos agentes públicos na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
Destaca-se ainda a continuidade do trabalho iniciado na Operação Nacional Proteção Integral I, deflagrada em 12/3/2025, demonstrando o esforço ininterrupto da Polícia Federal na proteção das crianças e dos adolescentes.
Somente em 2025 – entre janeiro e abril – a Polícia Federal cumpriu 612 mandados de prisão de foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais que estavam pendentes de cumprimento demonstrando o comprometimento de todas as áreas da Polícia Federal no combate a esses delitos.
A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
Foto: divulgação






