Manaus, 7 de setembro de 2024

“Agora que morreu gente, o prefeito quer enxugar gelo”, diz deputado federal, sobre prejuízos após fortes chuvas em Manaus


O deputado federal Amon Mandel (Cidadania), denunciou, nesta quarta-feira, 29, que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sabia das áreas de risco propícias a tragédias na capital, há mais de seis meses, por meio de requerimentos enviados à Prefeitura, pelo parlamentar, que até janeiro, exercia mandato como vereador na cidade. 

“O prefeito está perdido”, disse o deputado. “Agora que morreu gente, o prefeito quer enxugar gelo”, completou Mandel, referindo-se às ações emergenciais desenvolvidas pela Prefeitura, sob o comando de Almeida, após vários deslizamentos de terra, alagamentos, prejuízos materiais e quatro mortes registradas em Manaus, neste mês, em decorrência das fortes chuvas ocorridas na cidade e que devem continuar pelos próximos dias .

Ele também afirmou que os requerimentos encaminharia à Prefeitura não foram respondidos por “pura perseguição política”.

Mandel destacou, em um vídeo publicado em seu perfil em uma rede social, que se as famílias que perderam seus entes queridos, tivessem sido beneficiadas com casas populares, as mortes poderiam ter sido evitadas e lembrou que imóveis em um conjunto popular que deveriam ser direcionadas a famílias vulneráveis, foram direcionadas a familiares da filha do prefeito, Fernanda Ariel.

O fato foi denunciado, à época, por Mandel, e pautou a imprensa nacional, marcando como um escândalo a administração de David Almeida.

“O que aconteceu não foi um desastre. Foi omissão.  E omissão mata”, disse o deputado, sobre os prejuízos ocasionaria durante os temporais, os quais acontecem todos os anos, durante o inverno Amazonico, conhecido como período sazonal, e que causa prejuízos em várias áreas, repetidamente, durante décadas .

De acordo com Mandel, a bancada federal tem se empenhado junto aos governos nas três esferas, para garantir recursos que otimizem os programas de moradia popular no Estado . 

“Então, eu quero pedir o seu apoio, pra fiscalizar esse dinheiro, porque se ficar solto, pode ter certeza que vão meter a mão de novo”, concluiu. 

A reportagem entrou em contato com a Secom para questionar se o prefeito David Almeida comentaria as acusações feitas pelo parlamentar, mas não obteve retorno.

Compartilhe

Postagens Relacionadas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais lidos

Assine nossa Newsletter

Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail. Não fazemos Spam
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
error: Conteúdo Protegido !!